-
Para que não seja esquecido
Sabe aquela história que chega de mansinho, como quem não quer nada, e ganha totalmente seu coração? Pois é sobre um livro assim que vamos conversar hoje… Para que não seja esquecido é um livro escrito a quatro mãos. Peter Anton, um austríaco radicado no Brasil desde 1954, resolveu contar sua história de vida e escolheu Kelly Oliveira Barbosa para escrevê-la. Entre 2017 e 2018, Kelly se dedicou a registrar a narração oral de Peter e, se valendo de fotos e documentos, construiu o texto belíssimo que encontraremos nesse pequeno volume de pouco mais de 150 páginas, mas que reverbera em nós por muito tempo. Mas o que tem de…
-
O romance policial e suas subdivisões
Um dos gêneros mais populares da literatura é o romance policial. Mas o que talvez você não saiba é que esse gênero se subdivide entre alguns estilos, e hoje veremos não só quais são esses estilos como também vou te contar um pouco sobre a origem dessas histórias. Em 1841, Edgar Allan Poe – sim, o mestre do terror -, lançou uma história chamada Os Assassinatos da rua Morgue num jornal da Filadélfia. Nessa história, que era um conto, ele apresentou o primeiro detetive da literatura: Auguste Dupin. Dupin voltaria a aparecer nos anos seguintes em outros dois contos policiais chamados O Mistério de Marie Roget e A Carta Roubada.…
-
Projeto 1001 Livros – 1º update
A coleção 1001 traz listas dedicadas a diversos assuntos e, felizmente, os livros não ficaram de fora! Assim, o 1001 Livros para Ler Antes de Morrer, editado por Peter Boxall, traz uma seleção bastante rica de grandes clássicos da literatura mundial, passeando por todos os continentes. Indo desde As Mil e Uma Noites, passando por obras de Dickens, Rousseau, Virginia Woolf, até chegar em brasileiros como Machado de Assis, Rachel de Queiroz e Lima Barreto, a lista é organizada pelas datas de lançamento dos títulos citados: antes de 1800, anos 1800, anos 1900 e anos 2000. Baseado nessa obra, surgiu um desafio literário chamado Desafio 1001 Livros, o qual muitos…
-
Como ler vários livros ao mesmo tempo (e se você precisa mesmo fazer isso)
Se você acompanha o universo literário, já deve ter visto que ler vários livros ao mesmo tempo é algo comum entre os leitores. Mas não é por ser comum que é obrigatório ou que se encaixa na vida de todo mundo, portanto, se você quer incluir essa prática em sua rotina, a primeira coisa que preciso te dizer é que você pode tentar, mas tudo bem se descobrir que não é para você, ok?! Falando especificamente da leitura, a forma com que cada um desenvolve esse hábito é muito particular. Depende de coisas como o tempo que você tem disponível, sua capacidade de concentração, a facilidade ou não no acesso…
-
Romance histórico, de época e de costumes, qual a diferença?
Categorizar um livro é um trabalho árduo, tanto porque dificilmente uma obra irá se encaixar apenas em uma categoria. Mas, para fins de estudo, temos na literatura os gêneros, subgêneros, estilos de narrativa e muitas outras formas de definirmos a identidade de uma história. Uma confusão muito comum entre os leitores é a diferenciação entre três tipos bastante parecidos: o romance histórico, o romance de época e o romance de costumes. Pois nesse artigo tentaremos esclarecer essa dúvida de uma forma bem simples! Romance histórico Como o próprio nome já diz, o romance histórico vai utilizar eventos históricos na construção de sua narrativa. Nesse caso, os personagens serão inseridos em…
-
Conto, crônica, novela e romance, como identificar?
Se tem uma coisa que confunde o leitor são os inúmeros conceitos de teoria literária, certo? Pois aqui o intuito é simplificar as coisas e te aproximar da literatura, mostrando que até as questões mais técnicas não são bichos de sete cabeças e qualquer um pode entender. Por isso, hoje resolvi mostrar a você os conceitos – de forma bem básica, só pra te situar mesmo – de conto, crônica, novela e romance. Mas antes de qualquer coisa, é importante que você saiba que a literatura não é uma ciência exata, o que torna muito difícil definir limites para um determinado gênero ou qualquer tipo de recurso textual. Os conceitos,…
-
Leitura conjunta O Senhor dos Anéis
Hoje estou aqui para apresentar o projeto de leitura conjunta do incrível O Senhor dos Anéis, escrito por John Ronald Reuel Tolkien, mais conhecido como J. R. R. Tolkien, e publicado em 1954. Teorias sobre a saga ser uma representação ficcional da Segunda Guerra – como o Um Anel representando a bomba atômica, os Orcs sendo os alemães e Sauron sendo Hitler ou Stalin -, embora bastante divulgadas, não são verdadeiras. O próprio autor nega essas referências no Prefácio de A Sociedade do Anel. Diz, Tolkien: [su_quote cite=”Pág. XII e XIII”]Quanto a qualquer significado oculto ou ‘mensagem’, na intenção do autor estes não existem. O livro não é nem alegórico…