Literatura descomplicada

Modernismo

A Semana de Arte Moderna foi o grande ponto de virada cultural do país, incluindo mudanças consideráveis na literatura. Apesar de ser chamada de “semana”, ela aconteceu nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922 e tinha como objetivo romper com o clássico para criar uma identidade própria, a qual de fato representasse o Brasil. O evento trazia conferências, recitais, exposições, leituras e convenções.

Uma das grandes polêmicas desse período foi o artigo que Monteiro Lobato escreveu criticando as pinturas de Anita Malfatti, em 1917. O texto serviu de incentivo para a organização do evento de 22, o qual marcaria o nascimento do Modernismo, escola literária que buscava demonstrar nossa brasilidade, deixando de lado a influência da Europa nas produções artísticas daqui, mesmo tendo sido, a própria Semana de 22, inspirada nas vanguardas europeias.

O Modernismo é dividido em 3 fases, sendo a 1ª delas chamada de fase de destruição, experimento ou heroica. Tendo início com a Semana de 22 e perdurando até 1930, os artistas desse período buscavam descartar o passado para uma completa renovação cultural, desprezando os ensinamentos oriundos daqueles que vieram antes de nós e valorizando de forma extrema o novo por si só.

As características dessa fase são o experimentalismo, o rompimento com o acadêmico e com as estruturas do passado, a busca do original, a polêmica, o nacionalismo crítico e ufanista e o rompimento com a gramática formal. Os cenários retratados normalmente eram urbanos e mostravam o cotidiano. A sátira era usada como objeto de afronta ao Romantismo (na prosa) e ao Parnasianismo (na poesia).

Entre os autores importantes desse início do Modernismo estão: Oswald de Andrade (Memórias Sentimentais de João Miramar, Serafim Ponte Grande) e Mário de Andrade (Pauliceia Desvairada, Macunaíma).

Já a 2ª fase (1930 a 1945) deixa de lado o extremismo anterior e representa o amadurecimento do Modernismo, se subdividindo entre poesia moderna e romance de 30.

A poesia moderna traz temas políticos, busca interpretar o “eu” no mundo e questiona a realidade. Também são características o espiritualismo, o verso livre e a poesia sintética. Entre os autores vale destacar Manuel Bandeira (Vou-me embora pra Pasárgada, O Bicho), Cecília Meireles (Romanceiro da Inconfidência, Retrato), Vinícius de Moraes (Soneto de Fidelidade, Rosa de Hiroshima), Mário Quintana (O Morto, Espelho) e Carlos Drummond de Andrade (E agora, José?, Quadrilha).

Na prosa, ou romance de 30, as características eram uma literatura engajada, crítica social e verossimilhança. As questões ideológicas são muito fortes nesse período atuando, no geral, com o intuito de denunciar os problemas do Brasil tendendo a vertentes políticas que ganhavam força. Autores extremamente relevantes na literatura brasileira publicaram seus trabalhos nesse período, como: José Américo de Almeida (A Bagaceira), Rachel de Queiroz (O Quinze), José Lins do Rego (Fogo Morto, Menino de Engenho), Graciliano Ramos (Vidas Secas), Érico Veríssimo (Olhai os Lírios do Campo) e Jorge Amado (Capitães da Areia).

A 3ª fase do Modernismo, chamada de geração de 45, continua utilizando a literatura como instrumento para destacar e discutir as problemáticas sociais. Além da verossimilhança, que vem desde a fase anterior, são características dessa geração o regionalismo, intimismo e a sondagem psicológica.

Os autores que marcaram seu nome nessa fase foram João Cabral de Melo Neto (Morte e Vida Severina), Ferreira Gullar (Poema Sujo), Guimarães Rosa (Grande Sertão: Veredas) e Clarice Lispector (A Hora da Estrela).

A partir da 3ª fase, consideramos toda literatura feita como contemporânea. Fica difícil agora definir datas, mesmo que para fins de estudo. O que virá a seguir é um momento que perdura até hoje, o qual chamamos de Pós-Modernismo. Mas isso é assunto para o próximo artigo do Literatura Descomplicada.

Veja também os posts anteriores do projeto Literatura Descomplicada:

1. Uma questão de gênero
2. As escolas literárias
3. Quinhentismo
4. Barroco
5. Arcadismo
6. Romantismo
7. Realismo
8. Naturalismo
9. Parnasianismo
10. Simbolismo
11. Pré-Modernismo

_

Se você gostou desse post nos ajude a aprimorar cada vez mais nosso conteúdo comprando pelo nosso link da Amazon.

14 Comentários

  • Renata Cunha

    Oi, Michelly! Conheci seu blog através de um comentário que deixou lá no blog da Ju Cirqueira. Adorei seu cantinho por aqui. Sou professora de Língua Portuguesa e amei o resumo que fez sobre o Modernismo! Está de parabéns! Já vou colocar seu blog na lista dos favoritos para eu passar sempre por aqui.
    Super beijo!

    • Michelly Santos

      Oi Fernanda!
      Sou completamente apaixonada por literatura, meu sonho é viver 100% do meu tempo para os livros! kkkkk
      Beijo!

  • Clarissa Assis

    O Modernismo é minha fase favorita da literatura e eu amavaaa estudar no Ensino Médio. Até apresentei em um evento da escola sobre e foi uma super estrutura, já que é um evento enorme pra cidade toda. Na nossa apresentação refizemos a Semana de Arte Moderna com tudo igualzinho hahahhaah. Lembro que eu fazia parte da dança e usava um vestido rosa longo, com mangas puff e um chapéu lindo cheio de penas na cabeça. Tudo isso enquanto umas meninas pintavam o Abaporu no chão em 10 minutos. Tudo isso contribuiu pra eu amar a literatura e o Modernismo hahahha

    • Michelly Santos

      Que incrível isso, Clarissa!
      Não tem forma melhor de aprender do que com esses trabalhos de escola criativos, né?! Eu, por exemplo, adorava as feiras de ciência e os recitais de poesia que minha escola na época fazia!
      Queria muito ter visto essa sua apresentação, deve ter sido demais! Parabéns!

    • Michelly Santos

      Oi Monique!
      Fico muito feliz em saber que você está gostando!
      Continue nos acompanhando que eu também farei o Literatura Descomplicada de outros países! 😉
      Beijos!

    • Michelly Santos

      Bom saber que você gosta, Ale! Fico muito feliz!
      Realmente, se a gente não tiver contato diariamente com um assunto, acabamos esquecendo. É muita coisa pra lembrar! kkkkkk
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.