Retrospectiva 2019
Mais uma retrospectiva aqui no MSL e acho que já dá pra considerar tradição depois de 3 anos seguidos, né?! E se 2017 mudou minha percepção enquanto leitora e 2018 me ensinou a lidar com mudanças, 2019 trouxe o ânimo que faltava para que eu transformasse a literatura em muito mais que um hobby.
Mas comecemos do começo.
Se você leu minha retrô de 2018, sabe que eu decidi me aventurar numa meta de leitura bastante ambiciosa, pelo menos pra mim. O resultado? Quase perda total! Digo “quase” porque ir com muita sede ao pote me ensinou a respeitar meus limites e não tentar fazer algo que está além da minha natureza, portanto acabei tirando algo de bom disso.
Não sou a pessoa que lê 10 livros no mês e dos 61 da meta pro ano li pouco mais da metade: 33. E olha que até me recuperei bem porque logo no início do ano, graças à ânsia de cumprir a meta, caí numa ressaca literária difícil de sair. Não contei exatamente pra não ficar mais desesperada, mas devo ter ficado um mês sem conseguir ler nada!
Aos poucos consegui relaxar, me dei um tempo e depois de uns dias escolhi ler A Princesa Prometida, um livro levinho e divertido. Deu super certo e fui voltando a um ritmo de leitura mais próximo do meu normal. Nesse ponto eu já havia abandonado completamente a ideia maluca de ler os tais 61 livros, tanto porque não basta colocar tanto livro, mas eram obras bem complexas, que exigiriam bastante de mim enquanto leitora. Claro que não ia dar certo.
Mas tudo bem, fica esse aprendizado que, você pode ter certeza, vou levar pra vida inteira.
Passado o susto, ocorreu outra mudança importante no que diz respeito à minha relação com os livros. Eu já produzo conteúdo nesse nicho há muitos anos, desde 2013 pra ser mais exata, e também há alguns anos venho estudando literatura mais profundamente. Acontece que quanto mais conhecimento acumulava, mais me apaixonava por essa área, até que percebi que eu não poderia fazer outra coisa da minha vida se não trabalhar com o que eu mais amo: livros.
Tomada essa decisão resolvi colocar em prática um sonho antigo e criei, finalmente, meu canal no YouTube!
O próximo passo foi lançar o meu clube de leitura, o Clube MSL, um projeto que visa proporcionar uma experiência de leitura aos inscritos o mais completa possível, com análises dos autores e da estrutura narrativa das obras que serão lidas, contextualização histórica, discussões sobre as reflexões propostas e muito mais.
Sobre os livros lidos, foram poucos mas bons. Finalizei a leitura coletiva de Harry Potter e fiz uma leitura coletiva de Nárnia, ambas pelo WhatsApp e ambas um sucesso, e fiz a primeira leitura coletiva do canal, que foi a de Os Románov, de Simon Sebag Montefiore. Também li alguns autores que há muito queria conhecer, como Chuck Palahniuk, Ernest Hemingway, Erico Verissimo e Albert Camus. Todos entraram pro rol dos queridinhos.
Dos 33 livros lidos, 25 ganharam 4 ou 5 estrelas; 6 ficaram com 3 estrelas e apenas 2 receberam 2 estrelas. Vale frisar que fiquei muito satisfeita em conhecer três novos talentos da nossa literatura que me deixaram completamente encantada pela competência e brilhantismo de suas obras: O Peso do Pássaro Morto, Bellefort e Vida Incerta em Linhas Tortas.
Por fim, foi também nesse ano que me rendi ao Kindle! Sim, depois de muita resistência senti a necessidade de adquirir um leitor digital para carregar nas constantes viagens que faço à Minas e fiquei apaixonada pelo aparelhinho. Claro que nunca vou abandonar os livros de papel, mas queimei minha língua e agora não vivo sem meu Kindle.
Para 2020 não farei metas ambiciosas nem muito rígidas. Seguirei fielmente apenas o #desafiomsl2020 (se você não sabe o que é, clica na # pra conhecer o projeto lá no Instagram) e as leituras do Clube MSL. De resto deixarei a escolha das leituras mais livre, tendo o único objetivo de ler pelo menos mais do que esse ano – porque eu sei que isso está dentro da minha realidade.
No mais espero trabalhar muito e incentivar cada vez mais pessoas a entrar ou a se estabelecer nesse universo delicioso e benéfico que é o dos livros. Espero te encontrar por aqui, lá no Instagram e no canal durante todo o ano de 2020, pois sua companhia é MUITO preciosa pra mim!
Muito obrigada por fazer parte dessa história e feliz ano novo!