Realismo
Tendo seu marco em 1881, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, o Realismo está inserido na segunda metade do século XIX, durante os últimos anos do Segundo Reinado e sendo palco de eventos importantes de nossa história como a Abolição da Escravatura (1888) e a Proclamação da República (1889). Nessa época também aconteceu a 2ª Revolução Industrial resultando na modernização dos meios de produção e proporcionando um nível maior de conforto para a sociedade.
.
Rompendo com a idealização do período anterior, a produção literária do Realismo tem como uma de suas principais características a verossimilhança, ou seja, a busca por traçar um retrato fiel da sociedade e dos personagens, os quais possuem construções feitas com base em uma profunda análise psicológica. Assim, o subjetivismo e sentimentalismo do movimento romântico cederam lugar ao universalismo e materialismo.
.
A escola realista buscava transformar a literatura em instrumento de análise social, e não apenas mera diversão. A postura dos escritores desse período é objetiva, crítica e baseada na razão. As narrativas desse período são descritivas, utilizam uma linguagem direta, trazem temáticas do cotidiano e são ambientadas em cenários urbanos.
.
Entre os autores estrangeiros que influenciaram o Realismo no Brasil estão Gustave Flaubert, Honoré de Balzac, Charles Dickens, Eça de Queirós, Sthendal, Zola e Fiódor Dostoiévski.
.
No Brasil, Machado de Assis é certamente o grande nome dessa escola. Entre as características mais marcantes do bruxo do Cosme Velho estão o aprofundamento psicológico dos personagens, análise comportamental, texto descritivo, crítica e ironia. Outro ponto interessante a ser observado é a intertextualidade entre suas obras.
.
A vasta produção literária de Machado é dividida em duas fases, sendo a primeira delas conhecida como “preparatória” com obras escritas ainda durante o Romantismo e a segunda é a fase “realista”, a mais famosa delas. Além dos romances, contos, poesias, crônicas, teatro, críticas e ensaios, o autor também traduziu obras clássicas da literatura como o poema O Corvo, de Edgar Allan Poe, e o romance Oliver Twist, de Charles Dickens.
.
Conheça a cronologia de seus romances no Guia de Machado de Assis.
.
Concomitantemente com o Realismo ocorreram outras duas escolas literárias, Naturalismo e Parnasianismo, as quais veremos nos próximos posts do Literatura Descomplicada.
.
Veja também os posts anteriores do projeto Literatura Descomplicada:
.
3. Quinhentismo
4. Barroco
5. Arcadismo
6. Romantismo
.
_
Se você gostou desse post nos ajude a aprimorar cada vez mais nosso conteúdo comprando pelo nosso link da Amazon.
6 Comentários
Michelly Santos
Oi Tamires!
Vale muito a pena, viu?! Quando puder, dá uma chance!
Beijos!
Leitores Apaixonados
Oi, Michelly
Adorei conhecer mais desse grande autor, pois ainda não li nenhum livro dele.
Michelly Santos
Oi Emerson!
Machado é incrível, merece todas as atenções!
Beijos!
Jovem Jornalista
Gostei de conhece ramais desse grande autor.
Boa semana!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Michelly Santos
Oii!
Fico muito feliz em contribuir com seus estudos!
Tomara que o projeto continue sendo útil pra você!
Beijos!
Blog de uma Nerd
Adorei o post, estou inciando meu aprofundamento nessa escola literária e voilà, tem seu post para me ajudar nos meus estudos <3 Adorei bastante!!
Obrigada por essa série incrível!!