Naturalismo
Inserido no mesmo contexto histórico que o Realismo (segunda metade do século XIX), o Naturalismo compartilha de algumas de suas características como a verossimilhança, a análise psicológica, o universalismo, a objetividade, a racionalidade e o descritivismo.
Contudo, as produções literárias desse movimento também possuem suas próprias características como a presença de personagens tipo, que são construções estereotipadas, e de um romance tese, aquele onde cada acontecimento tem um objetivo definido dentro da história (inclusive o fato de os personagens serem estereotipados).
.
Outro ponto é que correntes como o determinismo, positivismo e darwinismo ganharam espaço na sociedade da época, o que acabou por ser refletido na literatura. A produção literária naturalista se ocupava numa visão científica do homem, construindo textos impessoais e usando a linguagem coloquial. Nesse período há uma preferência por temas mais obscuros como a miséria, o crime, o adultério, as perversões sexuais e os mais variados tipos de patologias e problemas sociais.
.
O marco do Naturalismo foi a publicação de O Mulato, de Aluísio Azevedo, em 1881. Notem que foi no mesmo ano da publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, quando Machado de Assis inaugurou o Realismo. Como destacado no início dessa postagem, essas escolas ocorreram concomitantemente, assim como o Parnasianismo, movimento literário que também veremos aqui no projeto Literatura Descomplicada.
.
Apesar de O Mulato ter inaugurado o Naturalismo, o grande romance de Aluísio Azevedo foi O Cortiço. Além dele, podemos citar como nomes importantes dessa escola literária Adolfo Caminha (Bom Crioulo), Inglês de Souza (O Missionário), Adherbal de Carvalho (A Noiva) e o escritor de O Ateneu, Raul Pompeia, cuja obra transita entre o Naturalismo, Impressionismo* e Realismo.
.
*O Impressionismo foi uma tendência na pintura e na música a partir do final do século XIX, cuja denominação passou a ser utilizada na literatura pelos irmãos Edmond e Jules de Goncourt para designar um tipo de “escrita artística” que buscava passar ao leitor a sensação exata daquilo que estava sendo descrito no texto.
.
Tendo o francês Émile Zola como principal influência externa, o Naturalismo produziu seu legado até o final do século XIX, quando despontava o Simbolismo, outra importante escola literária brasileira. Contudo, antes de passarmos à ela, no próximo post do Literatura Descomplicada iremos conhecer um pouco melhor a última escola concomitante ao Realismo e Naturalismo, o Parnasianismo.
.
Espero que estejam gostando do projeto! Quaisquer dúvidas ou sugestões, é só deixar nos comentários logo abaixo.
.
Veja também os posts anteriores do projeto Literatura Descomplicada:
.
3. Quinhentismo
4. Barroco
5. Arcadismo
.
_
Se você gostou desse post nos ajude a aprimorar cada vez mais nosso conteúdo comprando pelo nosso link da Amazon.
12 Comentários
Michelly Santos
Oi Alessandra!
Já faz tanto tempo que fiz Ensino Médio que nem tenho essa ambição de lembrar muito das coisas daquela época! kkkkkkkk
Mas está sendo uma delícia voltar a estudar literatura agora, mais madura e ainda mais apaixonada pela matéria!
Beijos!
Alessandra Salvia
Oi Michelly,
Queria ter prestado mais atenção nas aulas de literatura do Ensino Médio, lembro que adorava na época, mas agora já esqueci bastante coisa… Seus posts são ótimos para relembrar e fixar.
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br
Michelly Santos
Oi Emerson!
Ótima semana pra você também!
Beijos!
Michelly Santos
Oi Monique!
Que bom que você está gostando!
Muito obrigada pela força!
Beijos!
Michelly Santos
Oi Luciana!
Tenho gostado muito de fazer esses posts e fico muito feliz quando vocês retribuem meu trabalho com carinho! Obrigada! E espero que você continue acompanhando e gostando!
Beijos!
Luciana Souza - Maio Literário
Que interessante esses seus posts sobre os movimentos literários, eu conheço o básico que se aprende na escola e pouco se leva para vida, mas é bom saber que temos onde recorrer na hora da duvida hahaha. Um beijo.
Ventos de Maio
Monique Vivendo Sentimentos
Estou adorando as postagens cheias de conteúdo.. muito educativa 🙂
http://www.vivendosentimentos.com.br
Jovem Jornalista
Muito bom conhecer mais dessa escola literária.
Bom restante de semana!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Estamos de volta do hiatus!
Até mais, Emerson Garcia
Michelly Santos
Oi Claris!
Muito obrigada!!!
Fico muito feliz quando recebo feedbacks positivos assim. Meu sonho é expandir o universo literário até atingir o mundo todo! Um mundo de leitores, imagina que beleza?! hehe…
Beijos!
Michelly Santos
Oi Miriã!
Infelizmente eu não lembrava muito da minha época de escola então fui estudar literatura por minha conta e tenho me encantado cada dia mais! Quando a gente lê um livro e entende o contexto em que ele foi escrito, a experiência fica muito mais completa e empolgante. E é um assunto leve, acredite, não é difícil de entender! Se algum dia você tiver vontade de mergulhar na teoria, pode ir sem medo porque normalmente quem se arrisca, se apaixona! 😉
Beijos!
Miriã Mikaely
Oi! Sinceramente, não entendo muita coisa sobre os períodos da literatura, na verdade eu não gostava muito da matéria quando tinha aulas sobre o tema, ainda acho um pouco confuso. Mas já vi o filme de Memórias Póstumas e gostei muito, só que não li o livro.
Beijo
http://www.suddenlythings.com
Claris Ribeiro
Que post maravilhoso!
Adorei toda essa aula que acabou de dar, estou adorando essa coluna, estudei muito os movimentos na faculdade, porém sempre voltado às artes plásticas, conheço pouco sobre a literatura e achei o post maravilhoso!
Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
Um super beijo :*
Claris – Plasticodelic