Dedo de prosa

Como ler vários livros ao mesmo tempo (e se você precisa mesmo fazer isso)

Se você acompanha o universo literário, já deve ter visto que ler vários livros ao mesmo tempo é algo comum entre os leitores. Mas não é por ser comum que é obrigatório ou que se encaixa na vida de todo mundo, portanto, se você quer incluir essa prática em sua rotina, a primeira coisa que preciso te dizer é que você pode tentar, mas tudo bem se descobrir que não é para você, ok?!

Falando especificamente da leitura, a forma com que cada um desenvolve esse hábito é muito particular. Depende de coisas como o tempo que você tem disponível, sua capacidade de concentração, a facilidade ou não no acesso aos livros, entre muitas outras coisas. Nós somos únicos, portanto a forma com que cada um vai lidar com a leitura e as soluções que encontraremos para incluir esse hábito no nosso dia a dia, também são únicas.

Dito isso, preparei algumas dicas para quem quer experimentar ler mais de um livro por vez, e a primeira coisa que você deve saber é que hábito é repetição. Sendo assim, qualquer novidade que você queira implementar no seu cotidiano vai precisar, sim, de uma certa dose de persistência.

Comece devagar e vá implementando leituras aos poucos

Recomendo que você comece revezando apenas entre dois títulos e vá aumentando esse número gradualmente, de acordo com sua percepção de que está preparado para dar mais um passo. Ir com muita sede ao pote pode estragar completamente sua experiência já que é muito mais difícil lidar com mudanças drásticas do que com algo que é implementado passo a passo.

Agora você precisa dividir seu tempo entre as leituras escolhidas. Para isso, uma opção seria definir um livro pra cada dia, ou até mesmo um momento do dia para cada título (por exemplo, um pela manhã e outro antes de dormir) ou você pode escolher aleatoriamente qual livro ler quando sobrar um tempinho. Há inúmeras formas de se organizar no revezamento entre os livros, aí cabe a você perceber como essas leituras se encaixam no seu dia.

Não dê um passo maior do que a perna!

E aqui entra outra dica preciosa que é: saiba identificar seus limites. Muitos leitores se empolgam ao descobrirem que conseguem ler vários livros ao mesmo tempo e acabam se perdendo naquela pilha de leitura gigantesca.

O perigo, nesse caso, é a ansiedade que vários livros iniciados e não finalizados podem gerar. Se você é do tipo que se incomoda com isso, procure alternar obras mais longas com outras mais curtas, assim você finaliza algumas mais rapidamente e não fica com a impressão de estar parado, que é o que desencadeia a ansiedade.

Mas se isso não te incomoda, segue o baile!

Diversidade é tudo de bom

Outra dica que pode te ajudar a manter o interesse por todas as obras que estiverem sendo lidas é: diversifique, ao máximo, suas leituras. Vale variar entre gêneros, faixa etária, número de páginas, nacionalidades, complexidade do texto, profundidade do assunto. Vale variar até no formato da leitura, ou seja, entre livros físicos e e-books.

A literatura é um mundo a ser desbravado, então aproveite que você vai se jogar em diversas leituras ao mesmo tempo e conheça o máximo que puder! Além disso, o fato de você estar lendo livros muito similares pode se tornar cansativo e te desmotivar a ler – o que não queremos de forma alguma.

Certa vez, um inscrito lá do canal me disse que lê livros mais complexos durante o dia e livros mais leves antes de dormir, e eu, particularmente, adorei essa divisão. Então busque a sua própria forma de lidar com o hábito da leitura pois tenho certeza que você vai encontrar aquela que melhor se encaixa em sua realidade.

Se liberte

Por fim, a dica de ouro é não se prenda. E isso vale pra qualquer situação na literatura, independente se você lê vários livros ao mesmo tempo ou um por vez. Quando perceber que um livro não está funcionando para você, dê um tempo, pause a leitura, deixe para um outro momento ou até mesmo abandone aquele livro e parta para outro que te fará mais feliz.

A vida é muito curta para perder tempo com livro que você não quer ler, então só se obrigue a finalizar uma leitura se for algo do trabalho ou da escola/universidade. Caso contrário, tem muitos outro títulos te esperando.

Por fim, tenha em mente que a leitura é para ser prazerosa, então nunca coloque peso desnecessário em algo que é para ser leve e divertido (mesmo quando se trata de obras com assuntos pesados, a leveza aqui é na sua atitude e não na narrativa em si).

E, mais uma vez, não custa tentar, mas se você perceber que ler mais de um livro ao mesmo tempo não é para você, leia um por vez e seja feliz!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.