Dedo de prosa

Sobre metas – literárias e não literárias

Chegou aquela época em que muitos de nós começamos a traçar os planos para o ano que está por vir. Metas literárias, metas de estudo, metas de alimentação, metas profissionais, metas, metas, metas…

É inevitável, as festas de fim de ano vêm se aproximando e algo em nós desperta. Há quem ame esse período, há os que torcem para que ele passe logo, mas fato é que ninguém passa completamente imune à chegada de um novo ano.

Talvez isso aconteça porque enxergamos nesse momento a grande oportunidade de recomeçar, seja para melhorar ainda mais algo que já está dando certo ou para deixar os erros para trás. O ano novo é uma página em branco onde podemos escrever qualquer coisa e, obviamente, queremos escrever o melhor. Daí a expectativa, daí os planos.

E como é bom fazer planos, não é?! Eu, pelo menos, adoro me organizar, tanto porque já vivi a experiência de uma vida planejada e uma vida sem planejamento, e garanto que a primeira opção é muito mais frutífera.

A filosofia do “deixa a vida me levar” pode parecer muito divertida e descolada mas não ajuda em nada quando você tem um objetivo. Para chegarmos onde queremos é preciso de disciplina. Disciplina é liberdade, como diria Renato Russo. E, acredite, é mesmo.

Portanto, é dessa reflexão que tiro a importância das metas em minha vida. Lógico que não somos pessoas engessadas, temos o direito de mudar de ideia no meio do caminho e com toda a certeza existirão obstáculos, mas é necessário fazermos o mínimo de esforço em prol daquilo que almejamos.

E não precisa ser um objetivo enorme como abrir uma empresa, por exemplo, talvez seu plano de ano novo seja ler mais e se você tem um plano, você deve encontrar formas de realizá-lo. Como? Através do planejamento.

Falando mais uma vez com base em minha experiência pessoal, o melhor planejamento é aquele que define metas ao longo do percurso. A sensação de dever cumprido é motivadora, e isso é um fato cientificamente comprovado. Quando damos o primeiro passo em busca de um objetivo ou quando atingimos uma meta, nosso organismo libera uma substância chamada dopamina, que é conhecida como um dos quatro hormônios da felicidade.

Logo, definir metas, correr atrás delas e cumpri-las não apenas é bom para seu desenvolvimento pessoal como te ajuda a ser uma pessoa mais feliz!

Mas como definir essas metas? Bom, a primeira coisa, a mais importante delas, é que elas sejam realistas. Vamos supor que você acabou de ter um filho e quer ler 150 livros em um ano. Vai dar certo? Muito provavelmente não.

Sendo assim você deve analisar seu estilo de vida como um todo para definir metas a curto, médio e longo prazo. A longo prazo está o objetivo em si, aquilo que você quer alcançar. Já um bom planejamento para o médio prazo seria definir onde você quer estar no meio do caminho estipulado para o prazo final. Por fim, a curto prazo coloque as pequenas metas a serem cumpridas em períodos menores, é aquele “passinho de cada vez”.

Vou dar um exemplo com livros para ficar mais fácil entender, mas tenha em mente que hoje não estou falando apenas de literatura, ok?! Então vamos lá… Supondo que você queira ler 60 livros no próximo ano, essa é sua meta a longo prazo. Já a médio prazo você pode definir que em julho você terá que ter terminado pelo menos 30 livros. A curto prazo ficariam as metas mensais, cerca de 5 livros por mês.

Eu gosto de anotar cada detalhe pois assim enxergo melhor minha rotina e onde estou com relação aos objetivos. Para isso utilizo cadernos, aplicativos de celular, programas de computador e a estrela do meu dia a dia, a descoberta mais importante dos últimos tempos, meu planner. Ali consigo ter uma visão clara da semana, o que funcionou muito bem para mim. Já o que funcionará para você, é com você. Tem que testar.

Mas é claro que não basta planejar tudo direitinho, porque como dizem por aí, o papel aceita tudo. Aquele hormônio da felicidade que mencionei só será liberado quando você fizer algo em busca do objetivo ou quando você cumprir efetivamente suas metas.

E aí é cíclico, você vai atrás, cumpre a meta, fica com aquela sensação deliciosa de dever cumprido e se motiva para ir atrás do próximo passo, afinal você quer sentir isso de novo e de novo e de novo.

Vamos buscar nosso crescimento e alcançar nossos objetivos! Cada um de nós merece ser dono da própria vida, merece saber que pode ir longe independente de qualquer adversidade. Muitas vezes a vida é dura, as pessoas não têm a mesma oportunidade, não largam do mesmo ponto e isso é um problema, sim, mas não pode te paralisar.

Defina metas, vá atrás. Não espere que seu sucesso dependa de nada nem de ninguém. Você pode. Todos nós podemos.

18 Comentários

    • Michelly Santos

      Oi Larissa!
      Quando é alguma conquista pessoal ou profissional eu não costumo mexer nas metas, mas quando são umas mais aleatórias, tipo meta de leitura, aí eu mudo o ano inteiro! kkkkkk
      Beijos!

  • Nana

    Oi Michelly,
    Amei a mensagem e concordo com vários pontos.
    Acho que a mudança tem que despertar da gente e pra gente mesmo.
    Esse ano falhei com algumas metas, mas me saí bem em outras que talvez nem tenha planejado.
    Aqui em casa a gente meio que não comemora mais as festas de fim de ano, minha mãe deu uma desanimada nos últimos anos e compreendo os motivos dela. Somando que meu emocional não anda lá essas coisas.
    Mas, quem sabe 2019 cure tudo né?

    até mais,
    Nana e Leticia – Canto Cultzíneo

    • Michelly Santos

      Oi Nana!
      Falhar faz parte do percurso, o importante é nunca desistir. Às vezes precisamos de tempo, de reencontrar nosso caminho, de nos reaproximarmos daquilo que nos faz bem, seja uma presença espiritual (que pra mim é Deus), seja amigos ou família. Todos nós passamos por momentos complicados, você não está sozinha. Tenho certeza que 2019 será melhor!
      Beijo e tudo de melhor pra você e sua família!

  • Monique

    Lindo texto. Eu nunca fui de fazer muitas metas, sei lá hehehe. Mas esse ano decidi fazer para o próximo pois senti necessidade de algumas mudanças na minha vida. Acho que é muito bom termos metas e muito melhor realizarmos elas!

  • Diana Canaverde

    Olá Mi, tudo bem??

    Muito bom seu texto sobre planejamento. Vou utilizá-lo até para definir metas de estudos para a faculdade, Este semestre eu penei, pois fazia muitos anos que não estudava e comecei atrasada por conta de problemas de saúde, mas tudo ficou bem!

    Minha meta de leitura não costumo fazer mais, vou colocando de meta os livros que vou lendo no momento e me organizo pelo skoob, a única coisa que sigo a risca, é as TBRs eu sorteio um livro e o leio. Simples assim. Mas claro que as coisas podem mudar, como você disse e a gente vai encaixando para atingir o objetivo. Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com

    • Michelly Santos

      Que bom que ficou tudo bem, Diana, e tenho certeza que ficará ainda melhor!
      Estudo é uma coisa que acho essencial ter meta, senão vai virando uma bola de neve e fica difícil controlar.
      Também utilizo o Skoob há anos e anos. Adoro! Faço minha meta de leitura lá e também acompanho minhas leituras pelo site.
      Boa sorte na faculdade, viu?!
      Beijos!

  • Miria Caetano

    Oi, Mi
    Vi um post bem legal hoje falando sobre o fato da gente se programar tanto pra viver até os 80 anos, mas poder ser atropelado amanhã mesmo, por isso devemos aproveitar mais a vida do que ficar anotando e planejando tudo. É claro que é bom ter metas, mas viver sem se cobrar tanto também dá certo.
    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    • Michelly Santos

      Isso é verdade, Miriã, não sabemos nada sobre o dia de amanhã! Mas como você mesma disse, não precisamos nos cobrar tanto, mas não nos cobrar nada também não nos leva a lugar algum, né?! Podemos ter metas, ter um objetivo, mas agir de uma maneira mais flexível, afinal nem tudo sai como o planejado.
      Pelo menos pra mim, ter um norte faz toda a diferença porque, por mais que eu me desvie do caminho vez ou outra, consigo achar o rumo novamente. E assim seguimos, sem saber se haverá um amanhã mas se o amanhã chegar, temos que saber o que fazer com ele! hehe…
      Beijos!

  • Ana Lícia Morais

    Olá!
    Confesso que levei um soco com esse texto. Achei muito inspirador, de verdade. Não tenho o costume de fazer metas, mas também não deixo a vida me levar. A verdade é que eu tenho medo de me arriscar, então já vou com um pensamento negativo como “ok, tenho essa meta para o final do mês, mas não vou concluir então tudo bem”. Eu sei que isso é um pouco… ruim. Ano que vem eu irei tentar passar em uma federal então acho que é bom eu definir uma meta envolvendo isso – por mais que seja um grande desafio para uma vestibulanda, não é mesmo? Acho que esse texto caiu na hora certa para mim, muito obrigada!
    Beijos

    Our Constellations

    • Michelly Santos

      Oii Ana!
      Fico muito feliz que meu texto tenha te ajudado de alguma forma!
      Existem momentos que duvidamos de nós mesmos, é normal. O que não podemos é deixar esse tipo de pensamento tomar conta, é bola pra frente sempre! Por isso que gosto de me planejar, assim, nesses momentos de pensamento negativo, eu só me preocupo em seguir o plano e seja o que Deus quiser! 🙂
      Tenho certeza que você vai conseguir passar na federal! Traça suas metas, vai em frente e não desiste!
      Beijos e boa sorte!

  • Kelly Oliveira

    Texto inspirador e inquietante. Me identifico com o que você disse: “Para chegarmos onde queremos é preciso de disciplina. Disciplina é liberdade, como diria Renato Russo. E, acredite, é mesmo.”

    Ainda que difícil a disciplina é a via necessária para se viver de um jeito mais leve.

    Gostaria de ouvir falar mais sobre o seu planner 😉

    https://cafeebonslivros.home.blog/

    • Michelly Santos

      Muito obrigada, Kelly! <3
      Eu sou adepta da disciplina em todos os sentidos!
      Estou esperando pegar meu planner de 2019 para mostrar lá no ig qual escolhi e como utilizo. Não estava achando dele aqui em BSB então pedi minha irmã pra comprar em Minas. Final de ano vou pra lá e mostro tudo direitinho nos stories. 😉
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.