Dedo de prosa

Por que ler?

Quando criei o MSL, o fiz por sentir a necessidade de conversar sobre literatura, algo que não era possível no meio em que eu convivia já que quase ninguém que eu conhecia, compartilha do meu amor pelos livros. Infelizmente, a literatura carece de interesse por parte da maioria da população brasileira, assim, quando consegui encontrar pessoas interessadas a falar sobre livros, meu objetivo com o blog mudou: passei a buscar incentivar a leitura.

Mas por que ler?

Primeiro porque a leitura é uma fonte inesgotável de conhecimento. Quanto mais lemos, mais aprendemos sobre qualquer tema. Existem livros de ficção que nos ensinam história, mitologia, crenças, culturas e tantos outros assuntos que – verdade seja dita-  se tornam muito mais fáceis e interessantes fora dos livros didáticos.

Ler também desperta a curiosidade, o que nos torna mais propensos a buscar todo esse conhecimento e nos aperfeiçoarmos cada vez mais. 

Outro benefício óbvio é a expansão de nosso vocabulário e a consequente melhora tanto na escrita quanto na oratória. Você passa a ter contato com tantas mentes privilegiadas, do passado e do presente, que inevitavelmente capta um pouco da capacidade argumentativa deles para si.

Com vocabulário, capacidade de argumentação e conhecimento sobre vários assuntos, você se torna uma pessoa mais interessante, que não só se expressa com destreza mas também consegue conversar sobre vários assuntos. E isso pode refletir positivamente em sua vida profissional, e não só em suas relações sociais.

A pessoa que lê é mais criativa e mais empática. Criativa porque acompanha os mais diversos tipos de raciocínio e empática porque aprende a enxergar as situações mais profundamente, através do exercício constante de se colocar no lugar do personagem, observando seus pensamentos e suas motivações. Querendo ou não, nossa boa vontade para com as pessoas aumenta pois, mesmo que de forma inconsciente, sabemos que muita coisa se esconde por trás das aparências e assim como as figuras que encontramos nos livros, as pessoas também vivem seus dramas particulares.

E se você é uma pessoa desatenta, a leitura também te ajuda nisso. Ler é uma atividade que exige concentração. Não dá pra desempenhar outras atividades que exijam raciocício enquanto lê, portanto você será treinado a manter o foco. Além disso, o hábito de ler melhora a memória e diminui o estresse

E por falar em diminuir o estresse, é óbvio que a leitura também é uma inesgotável fonte de entretenimento.

Todos temos nossas obrigações diárias a cumprir e é justo que nos momentos de folga queiramos algo que nos possibilite relaxar. Mas onde muita gente se engana é em pensar que somente atividades prosaicas são capazes de nos divertir.

Mais do que possível, é recomendável que você descubra um passatempo que somará algo de bom em sua vida, e não apenas gastará suas horas que são limitadas, portanto preciosas. O que eu sugiro, você já deve imaginar, é a leitura. Ler une perfeitamente diversão com todos esses benefícios que citei acima. É legal e é bom pra você.

Então por que tanta gente não pratica esse hábito?

Segundo dados de 2016 do Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê, em média 2,43 livros por ano. Essa falta de interesse na leitura se reflete diretamente no empobrecimento dos debates e na incapacidade crítica da população, que acaba à mercê de pessoas muitas vezes mal intencionadas.

De acordo com a mesma pesquisa, o maior obstáculo para a prática da leitura é a falta de tempo. Me perdoe se você se encaixa nesse grupo, mas isso soa muito como desculpa. Calcule o tempo que você passa de bobeira nas redes sociais e o excesso de televisão. Analise sua rotina e observe se falta tempo ou o que falta mesmo é planejamento.

Todos nós temos a mesma quantidade de horas diárias e eu conheço pessoas ocupadíssimas que encontram tempo para ler, portanto basta o mínimo de gestão de tempo. Seja na hora do almoço, no intervalo de reuniões, no transporte pro trabalho/escola/casa ou um pouquinho antes de dormir, você tem, sim, tempo pra ler. Ninguém disse que a prática da leitura exige longas horas, o que eu peço é uma chance, meia hora, cinco páginas por dia.

E sabe por que insisto nisso? Porque, como Voltaire nos ensinou, a leitura engrandece a alma; e o que mais somos além de almas buscando fazer o melhor com os dias que nos são dados?

Sei que você pode estar pensando: mas é muito mais fácil eu me distrair assistindo uma série ou algum esporte na TV. É mais fácil porque te oferece menos. Esse tipo de atividade – que é válida e eu também gosto – te oferece apenas diversão. O livro te oferece diversão e, como vimos, muito mais. De qualquer forma, nada te impede de fazer os dois.

Tem certeza que vai se contentar com tão pouco? Tem certeza que quer permanecer na média? Quem quer mais da vida, tem que oferecer mais também…

Outra justificativa que é comum quando perguntamos por que alguém não lê, é o preço dos livros. Algumas obras são, sim, mais caras. Eu, que gosto de clássicos, sei bem disso… Contudo, existem formas gratuitas de praticar a leitura, como por exemplo, pegar livros emprestados de bibliotecas. Se você não é estudante e por isso não tem acesso à bibliotecas de escolas e universidades, não tem problema, existem bibliotecas públicas, onde todos podem se cadastrar.

Além disso, muitas obras clássicas já estão em domínio público, o que significa que você pode encontrá-las de graça na internet. O site Domínio Público é um exemplo disso.

Enfim, isso aqui não é lição de moral e também não estou ditando regras. É apenas um pedido de alguém que se transforma cada vez mais e pra melhor através da literatura. É um conselho de quem conhece as consequências positivas de desligar a TV e ir ler um livro, nem que seja só um pouquinho. Eu quero isso pra você também. Quero que todo mundo prospere, desenvolva o raciocínio crítico, saiba dialogar e tenha um lazer saudável.

Por que ler? Por que é incrível. Vai por mim. É muito incrível.

Um comentário

  • Emerson

    Concordo com todas as suas colocações a respeito da leitura. Voltaire foi muito sábio com a sua frase: a leitura nos engrandece em todos os sentidos e para todos os lados.
    Faz tempo que não venho comentar aqui. Por algum motivo seu blog apareceu desatualizado na minha lista. Mas que bom que retornei. Gosto muito do que escreve.
    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.