Dedo de prosa

Como conservar seus livros

É inevitável que com o passar do tempo haja uma certa deterioração nos livros, mas existem formas de minimizar essa ação do tempo e é isso o que me proponho a te ensinar hoje. Então, sem delongas, vamos ao que interessa.
.
Como e onde guardar seus livros
.
O pior inimigo dos livros é a umidade, a qual facilita a proliferação de fungos. Caso seus livros fiquem em prateleiras, deixe-os sempre um pouco afastados da parede pois ela pode transmitir essa umidade. O segundo pior inimigo é o sol, que amarela as folha e entorta a capa. Portanto, acomode sua coleção sempre em lugar arejado e sem incidência direta de sol.
.
Como o papel precisa respirar, a estante aberta é a melhor opção. Mas se sua estante for fechada ou se você guarda seu acervo em armários, deixe as portas abertas esporadicamente para favorecer a ventilação.
.
Com relação à posição dos livros na estante, a melhor delas é, sem dúvidas, a vertical. Mas não deixe as fileiras muito apertadas pois a falta de espaço favorece a incidência de cupins. A posição horizontal é ruim porque o peso de um livro sobre o outro prejudica o miolo e a lombada, que pode até descolar. Pior ainda é deixar as fileiras inclinadas, um caindo sobre o outro. Itens como aparadores de livros resolvem tranquilamente esse problema.
.
Como limpar seus livros
.
Como há o acúmulo de poeira, o ideal seria limpar sua coleção pelo menos uma vez por semana. Entretanto, sabemos que dependendo da quantidade de obras e do tempo que você tem disponível, isso é impossível. Sendo assim tente limpar pelo menos uma vez por mês pois intervalos muito grandes podem causar danos irreversíveis ao seu acervo.
.
Mas como é a melhor forma de fazer essa limpeza? Eu te digo!
.
Começando pela estante (ou prateleira ou local que você acomoda os livros), passe um pano seco ou com álcool. No caso da segunda opção, espere secar bem antes de voltar com as obras pro lugar. Não utilize produtos de limpeza pois mesmo depois de seco pode restar algum resíduo químico prejudicial ao papel.
.
Já o que diz respeito à limpeza dos livros propriamente ditos, o melhor é limpar um a um. Você pode utilizar um pano macio seco (uma flanela, por exemplo), um pincel de cerdas firmes ou até mesmo o aspirador de pó. Nesse último caso, obviamente, não precisa ser um por um. Durante a limpeza, folheie os livros para as páginas respirarem.
.
Uma observação importante: evite o uso de espanador de pó porque a sujeira pode entrar entre as páginas. Inclusive, ao utilizar o pincel para “varrer” o corte, certifique-se de estar segurando as folhas bem juntas para que a sujeira não vá para dentro do livro.
.
Não sabe o que é corte? Clique aqui que eu te conto tudo sobre as partes de um livro.
.
Livros de segunda mão
.
Você precisa ter um cuidado especial quando adquire livros usados, seja oriundo de sebo ou seja porque você fez uma troca. Nesses casos é necessário fazer uma higienização mais minuciosa antes de misturá-lo em sua coleção.
.
Para isso você deve usar um pano macio umedecido (não é encharcado) no álcool para limpá-lo completamente por fora, depois passar um pano macio seco ou usar um pincel de cerdas firmes e folheá-lo algumas vezes com cuidado. Dependendo do estado do livro você pode passar o pincel entre as páginas também. Dá trabalho, mas eles merecem.
.
Erros comuns
.
Algumas atitudes podem comprometer a conservação de seu acervo e uma delas é bastante óbvia: comer lendo. Sabemos que muitos leitores têm esse costume, inclusive eu, mas isso pode ser um perigo para seus livros. Se você é adepto dessa prática, tenha sempre o cuidado de limpar a obra quando terminar a leitura do dia. Em hipótese alguma deixe para limpar seu livro apenas quando for guardá-lo definitivamente pois o farelo que vai se acumulando ali dentro pode manchar as páginas.
.
Outro erro comum é não tirar a embalagem plástica que vem quando você compra o livro. Apesar de as pessoas acreditarem que o plástico protege, a obra pode ficar sem oxigenação, suar e soltar a tinta da capa.Não é raro o leitor comprar um livro e demorar meses, ou até anos, para ler, então imagina o livro preso ali todo esse tempo sem respirar?! Se você fizer questão de guardar seu livro no plástico, retire o que vem nele e dê preferência aos saquinhos de polipropileno (você encontra em lojas de embalagem, de confeitaria, de papelaria, por exemplo). E atente-se para o fato de que capa dura nunca deve ser colocada em saquinhos.
.
Além disso, alguns leitores gostam de encapar suas obras, mas saiba que a fita adesiva ou a cola são altamente corrosivas. Se, mesmo sabendo disso, você quiser encapar sua coleção, opte por papeis alcalinos, como o canson, o color plus ou o filiperson, por exemplo.
.
Também não é indicado deixar objetos que soltam tinta ou ferrugem dentro dos livros, como é o caso de alguns post-it ou flags e dos clipes de metal.
.
Conclusão
.
Parece muita coisa, mas a partir do momento que você adquire o hábito de evitar os erros e limpar sua coleção com uma certa frequência, você vai perceber que os benefícios de cuidar bem desses objetos tão amados valem a pena. Afinal, quanto maior for seu cuidado, mais tempo você terá sua coleção à disposição para mergulhar em suas histórias sempre que quiser.
.
Quaisquer dicas que você saibam e que eu tenha deixado passar, me contem nos comentários!

 

_

Se você gostou desse post nos ajude a aprimorar cada vez mais nosso conteúdo comprando pelo nosso link da Amazon.

6 Comentários

  • Michelly Santos

    Oi Kelly!
    Antigamente eu usava produtos cheirosinhos, até descobrir que era um veneno pros livros!
    Não tenho nenhum leitor digital porque sou muito resistente a largar os livros de papel. Mas estou pensando em comprar um Kindle se tiver promoção na Black Friday, porque eu viajo bastante e é difícil carregar os livros físicos, enquanto no Kindle eu posso levar vários.
    Beijos!

  • Michelly Santos

    Oi Dora!
    Também morro de medo de perder minha coleção, mas é difícil mesmo manter uma rotina de limpeza ainda mais de acordo com que a quantidade de livros vai aumentando. Mas como falei no post, vale a pena fazer um esforço a mais para manter nossos bebês saudáveis! kkkkkkk
    Beijos!

  • Kelly Oliveira

    Michelly, amei esse post. Nunca tinha pensado em usar álcool para limpar a estante…

    Sobre guardar livros de sebo junto com os outros, já tive experiências ruins.

    Uma pergunta: Você tem o Kindle ou algum leitor digital?

  • Dora Sales

    Infelizmente não consigo limpar minhas estantes com frequência, demorando uns 2 meses para tirar o pó delas e dos livros, então sempre morro de medo de umidade, de bichinhos ou qualquer outra coisa que pode danificar minha coleção =(
    Amei as dicas, irei utilizá-las =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.