As escolas literárias
A literatura é uma arte muito antiga, a qual não só perdura por vários momentos históricos como vem sendo moldada por eles. Daí nasce o conceito de escolas literárias, também chamadas de movimentos literários, períodos literários ou estilos de época, as quais estão, cada uma, inseridas em um contexto histórico e abarca um grupo de autores cuja produção literária têm afinidades. Obviamente, cada autor tem suas particularidades, mas suas obras possuem algumas características em comum.
.
Por sua vez, a expressão “movimentos literários” remete diretamente aos movimentos de ruptura e retomada realizados pela literatura. Mas o que é isso? De maneira bem simples, podemos entender que os períodos literários delimitam-se através da ruptura com a escola imediatamente anterior ao mesmo tempo que retomam as características da escola que veio antes daquela.
Dessa forma, podemos inferir que o romantismo rompe com o arcadismo enquanto tende a retomar as características do barroco, e assim ocorre com todas as outras escolas literárias.
Vale ressaltar que a literatura não é uma arte exata, sendo assim nada impede que uma obra escrita hoje em dia tenha características do simbolismo, por exemplo. Contudo, o conhecimento dessa linha do tempo é importante para que tenhamos noção das particularidades de cada escola e possamos entender e avaliar melhor as obras de cada período.
Como também podemos observar no quadro acima, nossa literatura se divide entre Era Colonial e Era Nacional.
A Era Colonial tem início em 1.500, quando os portugueses chegaram aqui e começaram a produzir as primeiras obras escritas, que foram diários e documentos. A carta de Pero Vaz de Caminha é o marco da literatura brasileira já que é considerada nossa primeira produção literária. Dentro dessa Era, a qual abrange o período em que o Brasil foi colônia de Portugal, temos três escolas literárias: quinhentismo, barroco e arcadismo.
Em 1808, com a chegada da Corte Portuguesa, começa um período de transição que passa pela Proclamação da Independência, em 1822, até se encerrar em 1836, quando tem início a fase literária que perdura até hoje, a Era Nacional. Essa abrange o romantismo, o realismo/naturalismo/parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo, modernismo e pós-modernismo.
Nos próximos posts desse projeto falaremos sobre cada um desses estilos de época.
Veja também o primeiro post do projeto Literatura Descomplicada:
11 Comentários
Emanuele da Silva
oi Michelly achei muito boa a sua iniciativa
Michelly Santos
Oi Isabelle!
Obrigada por acompanhar e espero que continue gostando!
Beijos!
Isabelle Brum
Michelly, parabéns por mais um post super informativo!
Adorei e aguardo ansiosamente pelos próximos *-*
Michelly Santos
Oi!
É muito divertido, né?!
Tô me divertindo muito fazendo esses posts, além de aprendendo tb! 🙂
Beijos!
Lovely Place
Era o meu conteúdo preferido nas matérias de português!
Me deu uma saudade da escola hahaha
Beijos
Michelly Santos
Oi Denise!
O professor é determinante pra gente gostar ou não de uma matéria, né?! Sei bem como é isso. Tenho trauma de química até hoje por causa do meu primeiro professor dessa matéria. :/
Mas espero que vc acompanhe os postas aqui do blog e passe a gostar um pouquinho mais de teoria literária!
Beijos!
Denise Crivelli
Oi
diferente o poste, eu aprendi sobre isso na escola, mas nunca dei muito atenção, não era muito ligada a literaturo e não gostava das aulas, pois não suportava a professora que dava o conteúdo na verdade ninguem da turma gostava dela.
http://momentocrivelli.blogspot.com
Michelly Santos
Oi Dora!
Os nacionais tb não são a maioria na minha estante mas esses estudos têm servido pra despertar meu interesse por nossa literatura. Cada escola que aprendo tenho mais vontade de ler os livros inseridos naquele contexto. 🙂
Beijos!
Dora Sales
Não sou de ler livros nacionais, então o meu conhecimento sobre as escolas literárias é bem limitado. Mas adorei conhecer! Não tinha ideia das escolas da era colonial, apenas conhecia o barroco, mas mais ligado a arte que a literatura (que não deixa de ser uma forma de arte né haha).
Amei o post! Beijão =D
Michelly Santos
Oi Carla!
Essa é minha intenção, mostrar os aspectos gerais da teoria literária de forma bem simples para que todos tenham acesso ao conhecimento!
Muito obrigada pelo apoio, aqui e lá no Instagram! 🙂
Beijos!
Carla Balestro
Adorei o post. Amo literatura, mas não sou da área de Letras. Posts instrutivos como o seu me ajudam a conhecer mais as questões teóricas da literatura de uma forma bem objetiva! Parabéns!