Dedo de prosa

A polêmica sobre avaliar um livro

Avaliar um livro pode ser uma tarefa complicada se levarmos em consideração o fato de que cada leitor tem diferentes níveis de exigência e aspectos que julgam importantes. Lógico que existem elementos técnicos que podem ser analisados como a gramática e a construção do texto, por exemplo, mas até aí as conclusões podem ser diferentes dependendo de quem julga.
.
Tendo isso em vista, você pode perguntar: mas é necessário que todo leitor avalie o que lê?
.
Se você entende avaliar como “dar estrelinhas”, não é necessário, mas é recomendável que você faça pelo menos uma análise crítica daquilo que chega até você, seja através da leitura, da televisão, das redes sociais ou até mesmo da escola. Todavia, para quem cria conteúdo sobre literatura, como eu, não há como fugir dessa avaliação mais pormenorizada, haja vista nossa intenção de passar a outros leitores nossas impressões sobre o que lemos.
.
Então surge aquele dilema: como vou traduzir meu sentimento sobre uma obra sem ser pedante ou querer ditar regras sobre o que é bom ou ruim? Difícil, não é?! Tanto porque até mesmo o conceito de bom e ruim pode ser relativo na literatura. Existem, sim, livros bem ou mal escritos, mas a opinião final do leitor sobre determinado título cabe apenas à ele.
.
O que nós, criadores de conteúdo, fazemos é apenas divulgar nossa opinião para ajudar que outros leitores tenham acesso a vários pontos de vista sobre um determinado assunto. E, convenhamos, pluralidade nunca é demais. Sendo assim, é importante deixar claro que as avaliações que fazemos tratam-se disso: nossas opiniões particulares obviamente embasadas naquilo que observamos e valorizamos.
.
Cabe também uma discussão sobre dar ou não uma nota. Quem defende que não, diz que a nota seria sempre injusta tendo em vista que ela é baseada em gostos pessoais e não em uma análise puramente técnica. Já o grupo que utiliza notas em suas resenhas, como eu, acredita que ela é apenas um tipo de termômetro da experiência de leitura que tivemos com aquele livro e não uma nota taxativa sobre a obra em si.
.
Dar uma nota não significa dizer que a obra é taxativamente boa ou ruim. Significa apenas dizer se a experiência de leitura para mim – exclusivamente para mim – foi boa ou ruim. Minha nota reflete o que está escrito na resenha, e se você leu a resenha com certeza entenderá a nota. É claro que existem pessoas que buscam apenas aquele numerozinho mágico – ou as estrelinhas ou seja lá o que o influenciador utiliza – e não leem sua opinião, mas aí é questão interna de cada um. Se você é leitor, busca opiniões sobre uma obra e tem preguiça de ler uma resenha, o equivocado não é quem deu a nota mas quem quer tudo mastigado e se contenta apenas em ver o valor atribuído.
.
Vale frisar que eu utilizo esse recurso da nota apenas aqui no blog, onde posso expor minhas ideias mais detalhadamente. No Instagram, onde o espaço é menor, eu apenas deixo algumas informações sobre o livro e indico que os leitores venham para cá se quiserem mais informações. Não deixo nota lá justamente porque não tenho espaço suficiente para justificá-la.
.
Portanto, sempre que você tiver acesso à alguma opinião, tenha em mente que se trata apenas disso: uma opinião. As resenhas podem te ajudar a optar ou não por um livro, mas saiba que sempre é possível que você pense diferente. Use as informações que encontra para te guiar na escolha da edição com base nos extras, na tradução, na qualidade do material, mas se dê a oportunidade de avaliar o texto por si mesmo. Você não vai se arrepender.
_

Se você gostou desse post nos ajude a aprimorar cada vez mais nosso conteúdo comprando pelo nosso link da Amazon.

16 Comentários

  • Michelly Santos

    Oi Alana!
    Também já aconteceu comigo de não gostar de um livro mas reconhecer a qualidade dele, e eu sempre sou sincera quanto a isso. Acho que a resenha é justamente para o leitor ter uma noção do que vai encontrar, por isso eu tento não fazer descrições apaixonadas pra não criar expectativas que podem ser frustradas depois, afinal, nem sempre as pessoas vão receber aquela obra da mesma forma que eu. 🙂
    Beijos!

  • Alana Gabriela

    Hi, Michelly. Tudo numa nice?!
    Esse post é maravilhoso e traduz muitas coisas que penso sobre essa questão delicada de dar notas paras as coisas. Por um tempo acabei deixando de fazer isso no blog e passei apenas a expor minhas opiniões, mas voltei a fazer, dependendo do livro. Para mim é relativo. Eu sou uma leitora exigente, muito exigente, se você conferir minhas resenhas tanto de filme quanto de livros vai perceber isso. Mas gosto de ser justa com as estórias, mesmo não gostando de determinada obra. Teve um livro, por exemplo, que eu detestei, mas que achei a escrita magistral e muito boa e fiz questão de salientar isso. Eu sempre tento salientar os pontos positivos e negativos quando resenho alguma coisa, se houver algum ponto positivo, é claro. E sempre faço questão de mensurar que a opinião é minha e cada um deve ter a sua.
    Ótimo post.
    XO XO
    https://piecesofalanagabriela.blogspot.com/

  • Michelly Santos

    Oi Tamires!
    Também fico chateada com isso, tanto que optei por não resenhar livros que não gostei. Afinal, nossa intenção é espalhar o amor pela leitura e incentivar essa prática e não fazer pessoas desistirem de alguns livros! hehe…
    Beijos!

  • Michelly Santos

    Oi!
    Pois é, quer me irritar é só vir com verdades absolutas! kkkkkk… Lógico que existem questões na vida que tem certo e errado, mas na literatura é mais pelo gosto e temos que respeitar as opiniões alheias, por mais diferentes que elas sejam.
    Beijos!

  • Michelly Santos

    Oi Monique!
    Eu vou utilizando as notas enquanto tiver dando certo pra mim. Mas também não tenho problema em parar de usar se em algum momento achar que é a melhor opção. 🙂
    Beijos!

  • Michelly Santos

    Oi Dora!
    Eu também tento não exagerar, mesmo sendo difícil controlar a empolgação ao falar de um livro que amei demais! hehe… Em alguns casos tento trazer questões mais técnicas, sobretudo quando falo sobre algum clássico. Algumas obras, por sua vez, pedem uma resenha mais tranquila, com mais informações sobre o enredo, como livros de fantasia, por exemplo.
    Enfim, vamos nos adequando e tentando acertar, né?!
    Beijos!

  • Magia é Sonhar

    Oi, Michelly! Tudo bem?

    É a primeira vez que leio um post falando justamente sobre avaliação de livros e concordo com você. Acho que todo blogueiro tem que ter consciência de que a opinião dele não é uma verdade universal. De que se ele não gostou de um livro, outro leitor pode gostar. Quando falamos de um livro, mesmo que tenha alguns critérios, a maior parte se baseia no gosto pessoal.
    E o leitor também precisa saber que é uma opinião.
    Eu adoro blogs que avaliam com números, estrelinhas, coraçãozinhos ou algo do tipo. Eu não faço porque não consigo mesmo. Eu vou de extremo a extremo e acho que não conseguiria avaliar assim, então minhas resenhas não tem, mas adoro a avaliação e sempre leio as resenhas e como você falou, lendo as resenhas é possível ver o porque daquela nota ou não.

    Adorei mesmo a iniciativa com o post.

    Beijos,
    Magia é Sonhar
    Conheça o nosso Canal

  • Tamires Marins

    Oi, Michelly

    Excelente postagem! Eu sou bem crítica nesse quesito, sempre procuro ser 100% honesta em relação ao que eu senti ao fazer a leitura. Porém, mesmo quando eu acabo apontando mais defeitos do que qualidades eu semore faço questão de frisar que aquela é única e exclusivamente a MINHA opinião. Quer me ver chateada? Basta eu ver alguém comentar assim em uma resenha minha: depois da sua postagem não vou mais ler…
    Cara, fico chateada! Hahahaha Pq não é pq não gostei que outra pessoa não vai gostar tambem e vice-versa!

    Beijos
    – Tami
    https://www.meuepilogo.com

  • Dora Sales

    Procuro colocar nota em minhas resenhas justamente para mostrar a minha experiência com o livro, porém na escrita da resenha não costumo exagerar nos elogios ou críticas negativas pois sei que gosto é relativo, então procuro apresentar a ideia do livro, citar o que gostei ou não, mas deixar que o leitor tenha a sua própria opinião sobre a obra =D

  • Michelly Santos

    Oi Kelly!
    Não me espanta saber que você não vê a nota que dou porque seus comentários sempre deixam muito claro que você realmente leu o conteúdo. E eu valorizo muito isso, obrigada! 🙂
    A avaliação em números pra mim é exatamente o que você disse, uma base de comparação pessoal. Tanto que, se for olhar meu skoob, tem livros lá super bem avaliados por mim que hoje eu daria no máximo duas estrelas, mas se na época eu quis dar cinco, deixo como está. Essas notas, com o passar do tempo, serve até como uma prova da minha evolução enquanto leitora. 😉
    Beijos!

  • Kelly Oliveira

    Olá Michelly,

    Mais uma vez um texto muito interessante. Volta e meia penso sobre isso.

    Acho que choca um pouco quando uma pessoa ao ler seus comentários (seja blog, skoob, instagram…) fala que vai ler (ou não) aquele livro, sempre vem aquele pensamento "Ai meu Deus, será que avaliei certo?" Entretanto, pelo menos no meu caso, eu avalio os livros para mim mesma e não pensando nos outros.

    Como você disse, precisamos ser críticos com todo conteúdo que chega a nós. E a avaliação em números ou estrelas, acaba sistematizando internamente um certo crivo para isso tudo. Concordo também que, nossas avaliações partem do que é importante para nós e é verdade também que os mesmos critérios não se aplicam a todos os livros. É bem diferente o que considero bom num livro de ficção e um de não ficção por exemplo.

    Para terminar, uma curiosidade para você. Sabia que eu nunca prestei atenção nas suas avaliações em números? Sei que você sempre coloca de cabeçalho, mas nunca sequer pensei sobre elas, pois sempre leio o texto e isso é suficiente para saber sua opinião.

    Bj.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.