12 livros para 2019
Feliz Natal! Que o nascimento de Cristo desperte em nossos corações a esperança e o amor necessários para fazer o melhor com mais um ano novinho em folha que nos será dado de presente!
Chegou, enfim, aquele momento gostoso de fazer planos para o ano que se aproxima, e algo que já é clássico no universo literário é o desafio dos 12 livros. Para você que não conhece, é simples, ele consiste em escolher 12 livros que serão leituras obrigatórias para o ano seguinte, normalmente um por mês.
Particularmente, prefiro não definir qual livro será lido em cada mês, assim fico mais livre para escolher minhas leituras no decorrer do ano. Logo, meus 12 livros podem ser lidos em qualquer ordem e a qualquer tempo. O importante é que eu conclua essas leituras dentro do ano.
Escolhi alguns livros que abarcam mais de um título, o que deixa o projeto ainda mais desafiador, já que os 12 livros se transformaram, na verdade, em cerca de 20! Mas optei por considerar cada livro como um só, independente de quantas histórias ele traz.
Sem mais delongas, essas são minhas escolhas para 2019…
1. Jane Austen
A bela edição da Martin Claret traz três romances da autora inglesa e eu pretendo ler todos eles nesse ano: Mansfield Park, Emma e A Abadia de Nothanger. Apesar de a literatura inglesa ser a minha preferida, conheço muito pouco de Austen. Na verdade, só li Orgulho e Preconceito até hoje, portanto parece estar na hora de me aprofundar mais nas obras da escritora.
2. A Psicanálise dos Contos de Fadas, Bruno Bettelheim
O autor desse livro viveu na pele os horrores dos campos de concentração nazistas, indo para os EUA depois de liberto e se estabelecendo como professor de psicologia. Lá, ele escreveu A Psicanálise dos Contos de Fadas, obra considerada referência no estudo da psicologia infantil, a qual busca esclarecer tanto a influência quanto a correspondência dos contos de fadas no desenvolvimento das crianças.
3. As Mil e Uma Noites, vol. 2
A história das Mil e Uma Noites foi compilada pela Nova Fronteira numa edição de dois volumes, onde estão apenas algumas histórias selecionadas. Mesmo não sendo a obra completa, achei um bom ponto de partida para conhecer a narrativa, que data mais ou menos do ano 850. Decidido a matar todas as mulheres solteiras do reino, após ter descoberto a traição da sua mulher, o sultão Shahriar casa-se a cada noite com uma jovem diferente que será morta ao amanhecer. Isso até conhecer Sherazade, que evita a morte contando histórias ao sultão. Li o primeiro volume em 2017, ou seja, já passou da hora de terminar esse super clássico.
4. Harry Potter e as Relíquias da Morte, J. K. Rowling
Iniciei um projeto nesse ano chamado De Volta à Hogwarts, onde estou relendo os livros da saga Harry Potter junto de um grupo de outros leitores. A experiência está sendo incrível, tanto porque têm pessoas lá que estão lendo a série pela primeira vez, e é maravilhoso observar a reação deles, principalmente. Em janeiro o projeto chega ao fim com a leitura do último livro, logo, essa é a única obra da lista que tem mês certo para ser lida e será logo no início do ano.
5. O Continente, Erico Verissimo
Já faz algum tempo que quero ler a magnum opus de Erico Verissimo, O Tempo e o Vento, mas só adquiri o primeiro volume esse ano. Escolhi a edição econômica, a qual abarca o total de três livros, sendo O Continente o início da saga dos Terra Cambará. Espero mergulhar fundo na história do Rio Grande do Sul e me apaixonar pelos personagens dessa obra, da mesma forma que muitos outros leitores já se apaixonaram.
6. O Mundo Perdido, Sir Arthur Conan Doyle
Tenho o imenso prazer de dizer que esse ano li a obra completa das histórias de Sherlock Holmes e estou muito feliz por isso mas, ao mesmo tempo, órfã de Conan Doyle. Mas não por muito tempo, já que ganhei O Mundo Perdido em um sorteio no Instagram e estava só esperando finalizar os casos do detetive mais famoso do mundo para mergulhar nessa outra narrativa do autor. Nela, o leitor acompanha uma expedição científica na Selva Amazonica. Seria a nossa Amazônia? Em 2019 eu descubro…
7. Senhor das Moscas, William Golding
O clássico de Golding apresenta ao leitor um grupo de garotos cujo avião cai numa ilha e, a partir daí, eles precisam se organizar para sobreviver. Em 2018 minha curiosidade sobre esse livro aumentou depois que dois amigos leram e demoraram um pouco para conseguir formar uma opinião. Sendo assim, vamos ver o que Senhor das Moscas tem a revelar…
8. Assombro, Chuck Palahniuk
Esse será meu primeiro contato com o autor de Clube da Luta – que, aliás, sequer assisti ao filme esperando ler o livro, o que nunca faço. Pelo que entendi, Assombro é um compilado de histórias macabras que, juntas, formam um romance. Já li um livro que tem mais ou menos essa construção e gostei muito, agora vamos ver o que vou achar da obra de Palahniuk.
9. Miss Brontë, Juliet Gael
Eu sou completamente apaixonada pelas irmãs Brontë e essa já seria uma leitura importante por isso. Mas ela é ainda mais especial porque ganhei o livro de uma amiga muito querida que conheci graças à literatura, a Marcele. Miss Brontë é uma biografia romanceada de Charlotte Brontë, a irmã mais velha e também a que sobreviveu por mais tempo. Mal posso esperar para fazer essa leitura!
10. Sal, Letícia Wierzchowski
Sal é um livro da mesma autora de A Casa das Sete Mulheres, obra que também pretendo ler em breve. Mas escolhi conhecer a escrita de Letícia através desse romance de pouco mais de duzentas páginas que desvenda as cicatrizes de uma família através do que a sinopse promete ser um texto poético e sensível.
11. O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams
Na verdade, minha edição é a que traz os cinco títulos originais da série separados, mas considerei como uma única história para este desafio. Já li os quatro primeiros, mas como faz muito tempo, acho que será um tanto contraproducente ler só o último agora, sendo assim decidi reler os outros também. Quem sabe rola até um projetinho de leitura para 2019…
12. Machado de Assis, vol.3
Em 2017 iniciei um projeto de ler todos os romances do grande mestre da literatura brasileira em ordem cronológica. Para isso, adquiri o box da Nova Fronteira, o qual já traz todas as histórias na ordem de publicação, além de alguns contos. Já li o primeiro e o segundo volumes, agora falta o terceiro para que eu possa dizer, com muito orgulho, que li todos os romances de Machado. Esse livro traz: Esaú e Jacó, Memorial de Aires e 11 contos consagrados.
6 Comentários
Larissa Zorzenone
Olá
Que legal a sua lista de leitura pra 2019. Eu comecei o ano lendo a trilogia Legend e estou amando. Fiz a minha listinha do que pretendo ler esse ano também. Espero conseguir ler todos eles, porque ano passado fracassei nas minhas metas.
Vidas em Preto e Branco
Michelly Santos
Oi Larissa!
Nunca li Legend mas já ouvi vários comentários elogiosos!
Meta é assim mesmo, às vezes surgem percalços no caminho que nos atrapalham um pouquinho mas o importante é seguir em frente sempre! 🙂
Boa sorte nesse ano!
Beijos!
Tamires Marins
Oi, Michelly
Eu tenho que comprar essa edição da Martin Claret. Eu tenho a de capa rosa e os três livros dela estão no meu projeto também, como você viu lá no blog. 🙂
Eu comprei o box de HP em 2017 justamente para reler, mas até hoje não consegui. Não sei se vai dar ano que vem, pois já estou com uns projetos em mente, mas vamos ver.
No mais, espero que você consiga ler todos eles e que sejam boas leituras.
Beijos
– Tami
https://www.meuepilogo.com
Michelly Santos
Oi Tami!
Tb quero a capa rosa da Jane Austen, acho essas edições lindíssimas!
Que pena que não deu pra você reler HP esse ano mas uma hora vai! O importante é que tenhamos excelentes leituras em 2019! Feliz ano novo!
Beijos!
Lizama Campos
Excelente escolha.
Já li A psicanálise dos Contos de Fada e Sal, dei cinco estrelas para ambos. No próximo ano A Abadia está nos 12 livros também.☺️
Michelly Santos
Tomara que eu goste deles também, Lizama! Vi um comentário negativo sobre a Abadia mas ainda estou com boas expectativas sobre ele, vamos ver!
Beijos!