Listas

10 contos imperdíveis de Sherlock Holmes

Em 2018 consegui completar um projeto que muito me orgulha: a leitura da obra completa de Sherlock Holmes, 4 romances e 56 contos. Obviamente, dentre todas essas histórias, algumas me marcaram mais que outras.

Foi o caso de O Vale do Medo, último romance do famoso detetive publicado por Sir Arthur Conan Doyle. Gostei tanto que ele figurou entre as 10 melhores leituras de 2018. Outro que me agrada muito é O Cão dos Baskerville, que reli para o projeto e me diverti até mais que da primeira vez.

Mas, como a maior parte dos casos de Holmes se encontra nos contos, e levando em consideração que esses textos são mais rápidos e, portanto, uma ótima forma de conhecer tanto a escrita de Conan Doyle quanto as peripécias do detetive, selecionei os que considero os 10 melhores para indicar à você.

É certo que listas nunca são definitivas, então tenha em mente que essa seleção se trata apenas da minha opinião. Se você acha que ficou faltando algum conto que pra você é imperdível, me conta nos comentários!

10º lugar: A Aventura do Vampiro de Sussex (1924)

Nesse conto, Holmes investiga uma família cujo bebê está sendo vítima do que parece ser um caso de vampirismo. É incrível notar que mesmo diante de situações absurdas e que parecem até fantasiosas, Conan Doyle consegue trazer a realidade para sua história e no final já consideramos completamente possível que aquilo aconteça.

Esse conto é parte da antologia Histórias de Sherlock Holmes.

9º lugar: A Aventura dos Homenzinhos Dançantes (1903)

Imagine começar a receber bilhetes contendo apenas desenhos que parecem ser “homens palitos” dançando. Pois é a mensagem desses bilhetes que Holmes terá que desvendar nesse conto. Apesar de toda a sua destreza em criptografia, o detetive se depara com algo que não conhece mas sabe que parece levar a consequências muito piores do que os desenhos infantis supõem.

Esse conto é parte da antologia A Volta de Sherlock Holmes.

8º lugar: A Aventura do Soldado Descorado (1926)

No decorrer de suas histórias, Sir Arthur Conan Doyle se debruçou sobre temas que eram novidade na época em que viveu. Alguns eram, inclusive, considerados tabus, sendo este um exemplo de onde ele trata de um desses “assuntos espinhosos”. Outro diferencial desse conto é que ele é narrado pelo próprio Sherlock, e não por Watson, como acontece na maior parte das vezes.

Esse conto é parte da antologia Histórias de Sherlock Holmes.

7º lugar: As Faias Roxas (1892)

Esse conto apresenta uma jovem que vai consultar Sherlock para decidir se aceita ou não o emprego de governanta numa casa de campo. O estranho da proposta fica por conta das condições impostas pelos donos da casa, como cortar o cabelo e usar as roupas que eles lhe derem de presente. O clima dessa narrativa me lembrou muito a de A Outra Volta do Parafuso, de Henry James, apesar das tramas serem bem diferentes.

Esse conto é parte da antologia As Aventuras de Sherlock Holmes.

6º lugar: O Polegar do Engenheiro (1892)

O que você vai encontrar nesse caso é mais uma narrativa de fatos do que uma investigação em si. Assim, o autor mostra que não é necessário seguir uma fórmula para nos encantar com as histórias de Sherlock Holmes. O título do conto remete ao fato de Watson receber, logo nas primeiras horas da manhã, a visita de um homem com uma história para contar e um polegar a menos na mão.

Esse conto é parte da antologia As Aventuras de Sherlock Holmes.

5º lugar: O Intérprete Grego (1893)

Essa é daquelas histórias que deixam o leitor ansioso para que o detetive chegue logo a uma conclusão. É também o conto que apresenta o brilhante irmão de Sherlock, Mycroft. A narrativa gira em torno de um homem conduzido, numa carruagem com as janelas cobertas por um papel preto, até uma casa para fazer uma tradução. Chegando lá, ele percebe que pode haver algum crime grave sendo cometido naquele lugar.

Esse conto é parte da antologia Memórias de Sherlock Holmes.

4º lugar: Escândalo na Boêmia (1891)

O primeiro conto de Sherlock Holmes já estreia disposto a conquistar o leitor. E consegue! Aqui temos “a mulher” – como diria o próprio detetive – que desmonta um pouco do preconceito do personagem pelo dito sexo frágil. O caso em si é banal: um homem, aka rei da Boêmia, procura Holmes para tentar recuperar uma foto comprometedora. Mas o brilhantismo da narrativa encontra-se mesmo é em seu desfecho.

Esse conto é parte da antologia As Aventuras de Sherlock Holmes.

3º lugar: O Caso do Pé do Diabo (1910)

As histórias em que Conan Doyle introduz um certo tom sobrenatural são, normalmente, incríveis, e O Caso do Pé do Diabo é um ótimo exemplo disso. Nele, o detetive investiga a morte medonha de uma moça e o enlouquecimento misterioso de dois de seus irmãos. E como sempre, enquanto todos os personagens buscam soluções mirabolantes, Sherlock insiste em nos trazer de volta à realidade.

Esse conto é parte da antologia Os Últimos Casos de Sherlock Holmes.

2º lugar: O Problema Final (1893)

Esse é o conto que gerou comoção e protestos na época em que foi lançado. Sir Arthur Conan Doyle bem que tentou encerrar a carreira de seu famoso detetive mas os leitores não aceitaram o fim das histórias de Sherlock. Além da leitura desse caso valer, por si só, pelo furor que causou, ele é também um dos mais empolgantes e talvez o que mais nos mantêm presos à leitura. Sherlock versus Moriarty. Precisa dizer mais?

Esse conto é parte da antologia Memórias de Sherlock Holmes.

1º lugar: A Banda Pintada (1892)

Mais um dos casos que envolvem o sobrenatural, A Banda Pintada é a história mais surpreendente dentre as que Doyle escreveu para Sherlock. Além de ter um desenvolvimento muito interessante, a solução do problema é genial e impensável. Uma jovem procura Sherlock quando começa a ouvir um assovio metálico em seu quarto toda noite, o mesmo assovio que sua irmã ouviu antes de morrer e naquele mesmo quarto.

Esse conto é parte da antologia As Aventuras de Sherlock Holmes.

 

Pronto! Agora é só mergulhar nas histórias de Holmes e depois voltar aqui para me contar como fica o seu top 10!

 

     

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.