Vida Incerta em Linhas Tortas
O primeiro romance publicado de Jeferson Leandro Milani é a prova de que a literatura contemporânea brasileira conta com enormes talentos a serem descobertos. A obra mostra todo o esmero de alguém que demorou 13 anos lapidando a história de um homem que sequer nome tem, mas que influencia a vida de várias outras pessoas aparentemente “mais relevantes” que ele.
Logo no início somos apresentados ao “anônimo”, o tal personagem desimportante (será?), que desde criança vive uma existência miserável. Quando uma tragédia acontece ele é completamente isolado do mundo, o que leva o autor a traçar um interessante paralelo com o “bom selvagem” de Rousseau. E já aí o leitor começa a refletir sobre uma das mais icônicas discussões da humanidade: o ser humano nasce bom e o meio o corrompe ou o mau é inerente à nossa natureza?
Desde então fica clara a intenção da obra de nos fazer pensar, e o melhor: em momento nenhum Jeferson direciona nosso pensamento. Ele expõe os fatos, cria tipos variados e nos dá a liberdade de chegarmos à nossa própria conclusão. Sem julgamentos e verdades definitivas, como a boa literatura tem o dever de fazer, afinal, poucas coisas são mais preciosas que a liberdade.
“E foi assim que, num belo dia, o menino de apenas sete anos se viu presenteado com uma propriedade nos confins do interior da zona rural. Lá essa alma permaneceria em retiro, desfrutando da companhia dos pássaros e peixes do rio local, por mais vinte e três anos.”
E por falar em liberdade, nosso bom selvagem é “liberto” das correntes que o prendem a uma vida irreal e… Desaparece. Nesse momento, observamos a narrativa tomar um rumo completamente inesperado, o qual estranhei inicialmente, chegando até a desconfiar se o autor conseguiria manter a potência que estava sendo apresentada até então. Mas ele não só a mantém como mostra uma construção rebuscada, extremamente bem pensada e que confia, mais uma vez, na inteligência do leitor.
A partir daí, outros personagens entram na trama, todos com personalidades bem desenhadas e que vão mostrando as ligações entre si ao longo do texto. É uma delícia observar como um vai puxando o outro pra história e mais delicioso ainda é quando percebemos que o anônimo continua ali, influenciando fortemente a narrativa e definindo o caminho dos personagens.
Mas ao mesmo tempo em que sua influência é forte, a volta desse personagem é discreta a ponto de você não perceber se estiver minimamente desatento. Portanto, fica aqui o meu alerta: preste bastante atenção a cada detalhe do texto de Jeferson, sobretudo às descrições do personagens. Será imprescindível para captar a essência da história.
Além do anônimo, que considero um dos protagonistas, também coloco Patrícia nessa posição. Ela é demasiadamente humana, com defeitos e qualidades que me fizeram apoiá-la e julgá-la em diferentes situações. Bem como ocorre na vida real, certo?
“Para a garota, o pensamento de que talvez não fosse diferente dessas caricaturas, que julgava serem mestres da retórica oca, era insuportável. Passou a desprezar qualquer um que lhe parecesse, nas suas próprias palavras, ‘doutor no discurso e analfabeto no agir’. ‘Simplesmente não posso viver assim’, foi a sua conclusão.”
Patrícia tem conceitos bem estabelecidos, é dura em determinados aspectos e até um tanto frustrada no que diz respeito à vida pessoal. Curioso é que por trás dessa personalidade austera se esconde uma alma sensível, inclinada à poesia. Durante o texto, inclusive, o autor inclui alguns poemas escritos pela personagem, o que provoca mudanças pontuais no ritmo da leitura de forma muito bem-vinda.
Não bastasse tudo isso, Jeferson toca em assuntos melindrosos como o cenário político brasileiro ao longo dos anos – mais uma vez sem fazer juízos de valor mas apenas mostrando a visão de alguns personagens – e cita várias outras obras, poemas e autores, o que é um deleite para os amantes da literatura.
Vida Incerta em Linhas Tortas se mostrou uma grata surpresa que encerrou meu 2019 com chave de ouro. Apresentando uma belíssima narrativa, apesar de bastante dura, Jeferson atinge seu objetivo de nos fazer pensar na importância de cada um de nós. Nossas vidas são ligadas de forma tão surpreendente quanto misteriosa e a ação de uma única pessoa pode interferir na realidade de várias outras pessoas.
Essa história está sendo distribuída em formato digital pela Amazon, e até a presente data encontra-se disponível no Kindle Unlimited. Clicando no banner abaixo você tem acesso a esse livro poderoso, que reverbera em nós durante muito tempo, repleto de camadas e que, com certeza, tem mais a nos dizer a cada releitura – o que pretendo fazer um dia. A literatura brasileira, com certeza, ficou mais rica com a publicação desse livro e o coração de quem conheceu o “anônimo” nunca mais será o mesmo. Recomendadíssimo.