Um guia dos livros de Game of Thrones
Game of Thrones, uma das séries de maior sucesso mundial, chegou ao fim no último domingo (19/05), depois de 8 anos da sua estreia. Mas você deve saber que a série da HBO é uma adaptação da saga de George R. R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo – A Song of Ice and Fire, no original -, o que significa que você não está órfão de Jon, Daenerys e companhia, já que os dois últimos livros ainda não foram lançados.
Além disso, existem outros títulos, escritos ou não por George Martin, dedicados ao universo de Gelo e Fogo. Portanto, se você já está com saudade da história, é só dar uma olhada no guia que preparei com todas as obras relacionadas à Game of Thrones lançadas até o momento no Brasil e mergulhar nelas enquanto espera o lançamento do sexto volume da saga principal.
As Crônicas de Gelo e Fogo:
- A Guerra dos Tronos (1996)
- A Fúria dos Reis (1998)
- A Tormenta de Espadas (2000)
- O Festim dos Corvos (2005)
- A Dança dos Dragões (2011)
- The Winds of Winter (ainda não lançado)
- A Dream of Spring (ainda não lançado)
George Martin começou a escrever a história dos Sete Reinos em 1991, mas lançou o primeiro volume apenas em 1996, há 23 anos atrás (considerando que estamos em 2019, portanto, se você veio do futuro, faça as contas). A ideia inicial era escrever uma trilogia, mas o autor percebeu que três livros não seriam suficientes e estendeu a série para 7 volumes.
Desses, cinco já foram lançados, tendo sido o último deles, A Dança dos Dragões, publicado em 2011. Coincidentemente, foi também em 2011 que a série de TV estreou, o que gera a especulação sobre o verdadeiro motivo pelo qual o sexto livro tem demorado tanto a ficar pronto.
Alguns fãs acreditam que Martin e a HBO chegaram a um acordo para que a saga só continuasse na literatura quando a produção para a televisão fosse finalizada, mas a versão oficial é a de que Martin realmente não conseguiu terminá-la devido aos inúmeros compromissos extras assumidos, inclusive com a HBO, já que durante as primeiras temporadas ele sempre era responsável por escrever um episódio.
Apesar de ter sido publicada originalmente em 1996, as livrarias brasileiras só receberam o primeiro volume traduzido em 2010. Em 2011 tivemos a tradução de A Fúria dos Reis e A Tormenta de Espadas, e em 2012 as de O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões.
É importante que você saiba que os eventos descritos nos volumes 4 e 5 ocorrem simultaneamente, ou seja, na mesma linha temporal. Isso acontece porque a trama programada para o quarto livro ficou muito grande e Martin decidiu dividi-la em duas.
Contudo, ao invés de optar por seguir a cronologia dos fatos, ele preferiu fazer essa divisão por personagens (já que as crônicas são narradas a partir do ponto de vista de mais de 20 personagens ao todo, até o momento). Ou seja, no quarto livro não temos alguns pontos de vistas preferidos dos fãs, como Daenerys, Jon e Tyrion, por exemplo.
Alguns leitores optam por fazer a leitura de Festim e Dança ao mesmo tempo, mesclando os capítulos. Eu, particularmente, não acredito que essa seja a melhor opção, sobretudo numa primeira leitura, mas caso você queira arriscar basta seguir o que está descrito aqui.
Como bônus, também deixo aqui os capítulos traduzidos de The Winds of Winter que já foram divulgados oficialmente por George R. R. Martin.
Contos:
- Os Filhos do Dragão ( publicado na antologia Crônicas de Espada e Feitiçaria)
- A Princesa e a Rainha (publicado na antologia Mulheres Perigosas)
- O Príncipe de Westeros (publicado na antologia O Príncipe de Westeros e outras histórias)
Esses três contos também podem ser encontrados em O Mundo de Gelo e Fogo e em Fogo e Sangue (nesse último, de forma bem mais detalhada). Importante frisar que as antologias em que eles estão contidos, não são exclusivamente de histórias de George R. R. Martin, muito menos temáticas de Gelo e Fogo, mas sim coletâneas que reúnem contos de vários autores.
Novelas:
- O Cavaleiro dos Sete Reinos (traz as 3 novelas publicadas dos personagens Dunk e Egg)
As histórias contidas nesse volume são: O Cavaleiro Andante, publicado em 1998; A Espada Juramentada, publicado em 2003; e O Cavaleiro Misterioso, publicado em 2010.
Essas três novelas se passam durante o reinado dos Targaryen, cerca de 100 anos antes dos eventos da saga principal. Não é necessário que você já tenha lido As Crônicas de Gelo e Fogo para conhecer a história de Dunk e Egg, mas é claro que qualquer livro relacionado à história principal fica ainda mais interessante para quem já é fã.
Martin já falou sobre o propósito de escrever entre 7 a 12 histórias sobre Dunk e Egg no total, sendo que até contou os possíveis títulos de algumas delas: As Lobas de Winterfell, O Herói da Vila, O Mercenário, O Campeão, O Guarda Real e O Lorde Comandante. Quando – e se – isso realmente irá acontecer, só o tempo dirá…
História imaginária:
- Atlas das Terras de Gelo e Fogo
- O Mundo de Gelo e Fogo
- Fogo e Sangue
História imaginária é a forma com que Martin se refere ao compilado de informações sobre o universo de Gelo e Fogo. O Atlas das Terras de Gelo e Fogo é um livro de mapas, já os outros dois são livros de referência que simulam relatos históricos escritos respectivamente por Meistre Yandel e Arquimeistre Gyldayn.
O Mundo de Gelo e Fogo foca na história geral, já Fogo e Sangue foca nos reinados Targaryen, desde Aegon, o Conquistador até a regência de Aegon III. O restante da história da família de Daenerys será contada num futuro segundo volume de Fogo e Sangue, ainda sem previsão de lançamento.
Bastidores da série da HBO:
- Por dentro da série da HBO: Game of Thrones (temporadas 1 e 2)
- Por dentro da série da HBO: Game of Thrones (temporadas 3 e 4)
Esses dois volumes mostram detalhes da série da HBO, com bastidores, muitas imagens e entrevistas. Não há informações sobre a publicação de um livro referente às quatro últimas temporadas.
HQs:
- A Guerra dos Tronos, vol. I
- A Guerra dos Tronos, vol. II
- A Guerra dos Tronos, vol. III
- A Guerra dos Tronos, vol. IV
- O Cavaleiro Andante (adaptado da 1ª novela de Dunk e Egg)
- A Espada Juramentada (adaptado da 1ª novela de Dunk e Egg)
- O Cavaleiro Misterioso (adaptado da 1ª novela de Dunk e Egg)
Livros não oficiais:
- A Filosofia de Tyrion Lannister
- A Guerra dos Tronos e a Filosofia
- Além da Muralha
- Game of Thrones – Um guia pop-up de Westeros
- Banquete de Gelo e Fogo
Outras obras que podem te interessar:
- RRetrospectiva da Obra
- O Dragão de Gelo (1980)
RRetrospectiva da Obra é uma versão de colecionador que traz histórias de George R. R. Martin, originalmente publicada em 2003.
O Dragão de Gelo é uma história infantil que não tem relação com o universo de Gelo e Fogo, apesar da similaridade na ambientação. Ele pode, no máximo, representar as primeiras ideias de Martin do que viria a se tornar Westeros, mas não faz parte do cânone (os bastidores da série, os livros não oficiais e as HQs também não) da história do Trono de Ferro.
Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa para começar sua saga literária através de Westeros e Essos e tem diversão suficiente para esperar os ventos do inverno – finalmente – chegarem…
4 Comentários
milu
Tambêm gostaria de ler Guerra dos Tronos parece porreiro.
Emerson
Guia completíssimo. Estou acompanhando somente a série no momento. Estou no episódio 5 da oitava temporada.
Bom fim de semana!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Rudi
Oi Milly,
Então, a saga principal está estacionada há anos na minha estante, até aganhou a companhia de Fogo e Sangue recentemente, mas… continua estacionada, provavelmente pelo mesmo motivo que O Temor do Sábio também está, quero ler, acredito que vou gostar, mas o fato de ainda não ter um fim me desmotiva pra caramba
Michelly Santos
Oi Rudi!
Te entendo perfeitamente. Li tudo rápido e estou há anos esperando tanto o sexto livro de Gelo e Fogo, como o terceiro da saga do Kvothe… Haja paciência! kkkkkkk