Um guia de Lewis Carrol
Conhecido como Lewis Carroll, o inglês Charles Lutwidge Dogson, é o responsável por um dos maiores clássicos da literatura de todos os tempos: Alice no País das Maravilhas, publicado em 1865. A adaptação da Disney, feita em 1951, voltou a trazer visibilidade para a história, fixando a ideia de que Alice é uma história infantil. Acontece que o próprio Carroll preferiu não especificar o público para o qual seu livro era dedicado, sendo que a obra pode ser entendida a partir de várias perspectivas, ensejando reflexões diferentes em adultos e crianças.
Carroll nasceu em 27 de janeiro de 1832, terceiro dos onze filhos do casal anglicano Charles Dogson e Frances Jane Lutwidge. Formou-se em matemática em 1845 e passou a dar aulas em um colégio em Oxford. Nesse período ele escreveu alguns livros de matemática e também alguns poemas. Inclusive, ele é considerado um dos precursores da poesia de vanguarda, tendo em vista suas construções nonsense, com fusões e uma inovadora disposição espacial das palavras.
O inglês tinha como passatempo o desenho e a fotografia, e foi uma de suas modelos fotográficas mirins, Alice Liddell, que inspirou sua personagem mais famosa. No final de Alice Através do Espelho tem até um poema acróstico que soletra o nome completo da menina. Essa fixação aliada à preferência por fotografar crianças, fez surgir boatos sobre uma possível pedofilia de Lewis, mas nada nunca foi confirmado.
Lewis Carroll faleceu em 14 de janeiro de 1898, deixando como legado romances, poemas e teses matemáticas. É mais um dos autores indispensáveis ao currículo dos leitores inveterados, motivo pelo qual organizei suas principais obras literárias em ordem cronológica. Assim, você poderá não só conhecer a escrita do autor – se é que ainda não conhece -, mas acompanhar o amadurecimento de seus textos através dos tempos.
- 1856 – Novelty and Romancement (conto)
- 1865 – Alice no País das Maravilhas (romance)
- 1869 – Phantasmagoria and Other Poems (poema, republicado em 1883 como Rhyme? And Reason?)
- 1871 – Alice Através do Espelho (romance)
- 1876 – The Hunting of the Snark (poesia)
- 1885 – A Tangled Tales (contos)
- 1889 – Sylvie and Bruno (romance)
- 1893 – Sylvie and Bruno Concluded (romance)
- 1898 – Three Sunsets and Other Poems (poemas)
Existem, ainda, vários outras pequenas histórias, artigos e poemas curtos, todos muito difíceis de serem encontrados em língua portuguesa. Algumas das obras, como Sylvie and Bruno e The Hunting of the Snark, foram editadas em Portugal e podem ser uma alternativa para quem não lê em inglês.
Para os que leem em inglês, a belíssima edição da Barnes & Noble (foto em destaque) continua sendo a melhor opção pois reúne a obra quase completa de Lewis Carroll, com exceção dos livros de matemática.
2 Comentários
Alessandra Salvia
Oi Michelly,
Infelizmente, eu ainda não leio inglês, mas babo nessas edições maravilhosas!
Não sou lá muito fã da Alice, só que quero ler para saber como é a versão original e se eu gostarei mais do que o clássico Disney ou do filme com o Johnny Depp, rs.
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Michelly Santos
Oi Ale!
A história original é bem próxima da versão da Disney, mas bem diferente da do Johnny Depp. Eu amo as três! 🙂
Tem muitas versões em português que são lindas também, vale apena!
Beijos!! :*