Projetos e desafios

Mês do horror, quem vem?

Com a chegada de outubro tudo o que diz respeito ao terror/horror ganha destaque, e com isso nos deparamos com especiais de Halloween pra todo lado. Engraçado como essa tradição tem feito parte, cada dia mais, da nossa cultura, né?
.

Não sei se você já teve a curiosidade de procurar saber, mas pode ser que o Halloween tenha sua origem num festival celta de séculos atrás, chamado Samhain. Nesse festival, que marcava o fim do verão e comemorava a colheita, acreditava-se que as almas dos mortos voltavam para visitar seus parentes ou até mesmo possuir seus corpos. Assim, era costume que no dia 31 de outubro todos apagassem suas fogueiras e se vestissem de forma assustadora para espantar os espíritos que viessem lhes visitar.

O problema é que, sendo uma tradição oral, essa história mudava dependendo da região, o que faz com que ela não seja totalmente confiável. De qualquer forma, conta-se que o papa Gregorio III mudou a data do Dia de Todos os Santos como uma tentativa de “cristianizar” o Samhain, passando esse dia a ser comemorado em 1º de novembro.

Eis que a festa cresceu e ganhou uma vigília que acontecia na noite anterior, ou seja, 31 de outubro. Essa vigília era chamada de All Hallow’s Eve (vigília de todos os santos), termo que foi se transformando até chegar no nosso atual Halloween.

Pois bem.

Eu nasci e fui criada em Minas e, até então, só conhecia a festa do Halloween através dos filmes. Não sei se é só a minha cidade, mas fato é que lá não temos o costume de comemorar essa data, e achei que era assim no Brasil inteiro.

Acontece que ano passado me mudei para o Paraná e qual não foi minha surpresa quando, ao atender a campainha na noite de 31 de outubro, me deparei com crianças fantasiadas que me perguntaram: doces ou travessuras? Tratei logo de ir buscar balas e chocolates, enquanto meu marido olhava de mim para as crianças sem entender direito o que estava acontecendo. Por minha vez, confesso, adorei e queria que essa moda pegasse.

Nesse ano estarei em Minas no dia 31, portanto é mais provável que ninguém lá bata em minha porta pedindo doces, o que não me impede de comemorar o Halloween mesmo assim, e do jeito que mais gosto: dedicando o mês inteiro à leitura de grandes clássicos do horror.

E eu já havia decidido fazer esse especial, quando, dia desses, vi uma maratona chamada “Hora de perder o medo”, idealizada pelas booktubers Duda Menezes (Book Addict) e Ju Cirqueira (Nuvem Literária), e ela casou perfeitamente com minha intenção de dedicar o mês às leituras macabras. Junte isso ao fato de que não resisto a uma maratona e pronto, resolvi participar.
.
Aí funciona assim: as meninas definiram três desafios para serem cumpridos no período de 2 a 20 de outubro. Os desafios são:
.
1. Livro de um mestre do horror
2. Livro de contos de terror
3. Livro com alguma criatura
.
Para o primeiro desafio escolhi Drácula, de Bram Stoker, o qual vou ler numa edição comentada da Zahar. Para o segundo desafio vou ler – e mal posso esperar por isso – a coletânea de contos do mestre Edgar Allan Poe, numa edição I-N-C-R-Í-V-E-L da Darkside, editora que, inclusive, tem tudo a ver com esse mês, né? E pro terceiro e último desafio separei Frankenstein, de Mary Shelley, da mesma editora e numa edição tão maravilhosa quanto a de Poe.
.
Contudo, me propus a dedicar todo o mês de outubro ao terror, e como vocês viram a maratona vai durar apenas 19 dias. Sendo assim escolhi mais duas obras, que eu vergonhosamente nunca li, para completar o mês: O Médico e o Monstro e A Outra Volta do Parafuso. Ambos foram editados pela Penguin, selo de clássicos da Companhia das Letras.
.
Vale observar que, além da maratona, a Duda e a Ju também farão a leitura conjunta de Salem, de Stephen King, mas eu não vou participar.

Que venham os sustos e os calafrios. Que venham Shelley, Poe, Stoker, Stevenson e James. Que venha o Halloween.

E você, vem comigo?

18 Comentários

  • Michelly Santos

    Oi Cláudio!
    Estou terminando Poe hj, só falta O Corvo, a parte mais esperada! Vai ter resenha aqui mas já adianto que é um livro maravilhoso. Leia sim!
    Frankenstein é mesmo mt atual, o que, inclusive, é uma das características que justificam sua alcunha de clássico da literatura: um livro escrito há mts anos atrás mas que ultrapassa gerações.
    E a Darkside é sem comentários, né?! Ô editora querida! kkkkkk
    Beijos!

  • Michelly Santos

    Oi Isabelle!
    Acho essa história do halloween tão interessante que resolvi compartilhar 🙂
    As edições da Zahar e da Darkside sempre são muito caprichadas, né?! Fiquei um tempão de olho nessa de Drácula até ela entrar em promoção pra eu comprar! kkkkkk
    Ótima semana pra vc tb!
    Beijo!

  • Isabelle Brum

    Olá ^-^
    Adorei o desafio (também conhecer um pouco mais sobre a origem do Halloween. Obrigada por compartilhar a informação *-*).
    Para este mês eu ia ler alguns livros nessa temática de terror, suspense, mistério e policial, só que acabei ficando mais nos de suspense e policial mesmo ^^' Mas pretendo ler algum de terror (um conto, talvez) quando terminar os que já escolhi.
    Sou doida pra ler "Drácula" e "Frankenstein" (e nessas edições, da Zahar e da DarkSide, respectivamente, que são lindíssimas!).

    Espero que você consiga cumprir os desafios e que sejam leituras bastante satisfatórias!
    Beijinhos e boa semana.
    Isabelle
    https://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br

  • Michelly Santos

    Também gosto, Leila, mas, apesar disso, não tenho taaanto costume de ler essas obras. Isso foi até um dos motivos pelos quais resolvi fazer o mês temático!
    Li dois livros do King mas a partir do ano que vem pretendo fazer um projeto para ler pelo menos uma obra dele por ano. 🙂
    Beijos!

  • Michelly Santos

    Verdade viu, Fiacha! Tem coisa que a gente vê por aí que daria um belo roteiro de terror! :/
    Um desses aí eu já li, agora só faltam os outros 4! hehe…
    Beijos do lado de cá do atlântico!

  • Fiacha

    Oie,

    Por acaso prevejo ler Poe em breve, mas sinceramente para terror já cega o nosso dia a dia ihihi, mas estou a brincar é uma excelente iniciativa e espero que corra bem….Drácula gostei 😉

    Bjs deste lado do atalntico

  • Rudi

    Oi Milly,
    Nunca li nada disso aí, acredita?
    Li alguns contos do Poe, inclusive o meu favorito é, provavelmente (é difícil escolher), O Gato Preto
    Tenho o médico e O monstro no kindle, talvez eu Leia esse mês também…

    Grande abraço!

  • Michelly Santos

    Oi Maurilei!
    Do King só li Carrie e O Iluminado, mas estou pensando num projeto de ler pelo menos um livro do autor por ano. Quero começar por It, que, inclusive, estou me segurando pra não ver o filme, mas Salem também é um dos que fazem meu coração bater mais forte, viu!
    Beijos!

  • Michelly Santos

    Oi Vanessa!
    Acabei de ler Frankenstein ontem e gostei muito. Agora vou ler os contos que tem depois da história principal, na edição da Darkside. Depois vou ler ou Drácula ou os contos do Poe, mas estou tão ansiosa por ambos que não sei qual leio primeiro! kkkkkk
    Beijo!

  • Maurilei Teodoro

    Acabei de terminar de fazer a releitura de Salém. A primeira metade da obra King constrói toda uma história muito envolvente pra depois concluir com dezenas de páginas frenéticas !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.