Macário | Noite na Taverna
.
Manuel Antônio Álvares de Azevedo nasceu em São Paulo no ano de 1831, vindo a falecer antes de completar 21 anos, em 1852. Apesar da pouca idade, o autor entrou para o rol de grandes autores da literatura brasileira, sendo um dos expoentes da 2ª geração da poesia romântica, chamada de ultrarromântica, mal do século ou byroniana.
.
Mas o autor também produziu trabalhos importantes no teatro e no romance, ambos publicados postumamente e reunidos nessa pequena edição da editora Martin Claret. Pequena em tamanho e número de páginas, mas enorme na qualidade de seu conteúdo.
.
No romance Noite na Taverna, publicado em 1855, Álvares de Azevedo nos conta a história de cinco jovens que estão confraternizando em uma taverna. Em meio a taças de vinhos, cada personagem conta uma experiência macabra do passado, passando por temas como necrofilia, assassinato, canibalismo, traição, abuso sexual e incesto.
.
Os nomes dos personagens foram inspirados em romances românticos europeus e cada capítulo é narrado por um deles, o que faz parecer que estamos lendo contos dentro de um romance. Foi uma escolha muito particular, algo que demonstra a originalidade de Álvares de Azevedo, um autor que poderia ter produzido histórias ainda mais memoráveis caso não tivesse falecido tão precocemente.
.
Interligando cada história em um final no mínimo surpreendente, a narrativa ainda presenteia o leitor com uma provocação sutil do autor: estariam os jovens embriagados demais para imaginar aquelas histórias ou tanta perversidade realmente aconteceu?
.
A segunda obra do pequeno livro é Macário, uma peça de teatro publicada em 1852. A inspiração de Álvares de Azevedo nesse caso foi nada menos que um sonho que o autor teve com o diabo. A peça é dividida em duas partes, uma que narra uma viagem de estudos onde o personagem-título faz amizade com um desconhecido que parece conhecê-lo e outra onde, tempos mais tarde, esse desconhecido vai à sua procura.
.
Todos os diálogos remetem a questões que eram caras ao autor, como o amor, a juventude e, em uma análise mais profunda, a forma como esses dois se relacionam, indo do sublime ao profano. Sendo uma das figuras mais importantes na lírica, a poesia não poderia ficar de fora, sendo também tema de discussão entre os personagens.
.
Assim como em seu único romance, Álvares de Azevedo inovou em sua única peça, a qual não é dividida em atos como de costume. Toda a sua estrutura parece ter sido pensada nos leitores em detrimento aos telespectadores, ou seja, Macário provavelmente foi feita mais para ser lida do que para ser encenada.
.
Nas duas obras apresentadas nesse volume uma característica é marcante: a melancolia. Como não poderia ser diferente, Azevedo mostra o porquê de ser considerado o grande nome da geração ultrarromântica ao introduzir a dúvida, o tédio, a orgia, a morte e o sofrimento como elementos de seus textos, claramente inspirados nos romances góticos ingleses do século XVIII, onde eram retratados personagens misteriosos, donzelas em perigo e paisagens sombrias, assim como ocorre em Noite na Taverna e Macário.
.
A edição da Martin Claret é em formato de bolso, com páginas brancas, fonte apertada e margens quase inexistentes. Apesar de a obra de Álvares de Azevedo merecer um tratamento mais carinhoso, o ponto positivo desse livro é a presença de uma Apresentação que discorre sobre o autor, as obras e até sobre as características principais do Romantismo, escola literária em que essas histórias estão inseridas. Além disso, também há algumas questões de vestibulares a serem respondidas no final.
.
A prosa e o teatro de Álvares de Azevedo são tão relevantes quanto sua poesia e merecem ser difundidas e valorizadas. Poucos autores demonstraram tamanha competência em tão pouco tempo, afinal, poucos anos de trabalho foram o suficiente para que esse autor ímpar marcasse seu nome na história como um dos gigantes da literatura brasileira.
Autor: Álvares de Azevedo
Editora: Martin Claret
Nota: 4/5
14 Comentários
Michelly Santos
Oi Alessandra!
Tem várias edições desse livro, essa é a de bolso da Martin Claret. 🙂
Beijos!
Alessandra Salvia
Oi Michelly,
Nossa, li esse livro há muitos anos na escola!!!!!!!!
E lembro de ter gostado bastante, só não era essa capa, rs.
Beijos
https://estante-da-ale.blogspot.com/
Michelly Santos
Oi Lívia!
Esse eu não li na escola. Do Álvares de Azevedo li apenas poemas naquela época, mesmo assim por minha conta, nada que os professores tenham pedido. 🙂
Eu recomendo, viu?!
Beijos!
Michelly Santos
Oi Kelly!
E você, como sempre, sendo uma fofa comigo!
Obrigada pelo apoio! 🙂
Beijos!
Michelly Santos
Oi!
Eu adorei! A linguagem é um tanto arcaica, já que foi escrito no século XIX, mas o conteúdo é excelente!
Beijos!
Unknown
Ja vi falar desse autor, mas ainda não li nenhum livro dele,mas pretendo ler.
Beijos!
Kelly Oliveira
Não tinha ideia da existência desse autor. Fiquei com vontade de saber mais.
Como sempre, você brilha no conteúdo do blog.
Bjim
.lívia.
to tentando lembrar se li esse livro na época da escola, mas acho que nao. gostei de conhecer mais sobre ele e fiquei curiosa sim pra ler
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Michelly Santos
Oi Tayane!
Muitas vezes nós não damos importância às aulas de literatura da escola e perdemos a oportunidade de conhecer autores e obras incríveis, né?! Mas sempre é tempo de correr atrás do prejuízo e conhecê-los mais tarde!
Beijos!
Tayane Ribeiro
Eu passei pelo autor batido nas aulas de literatura e nem fazia ideia que ele morreu tão novo. Acho que os escritores deviam ser mais conhecidos pelas pessoas mais novas
beijos
http://lolamantovani.blogspot.com/
Michelly Santos
Oi Emerson!
Álvares de Azevedo merece ser lembrado, né?!
Beijos!
Michelly Santos
Oi Monique!
São grandes clássicos da literatura brasileira, vale super a pena conhecer!
Beijos!
Jovem Jornalista
Ótimo conhecer mais um pouco desse grande autor.
Boa semana!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Monique Vivendo Sentimentos
Nunca tinha ouvido falar desse livro. Pelo que você falou parece ser interessante..
http://www.vivendosentimentos.com.br