Listas,  Projetos e desafios

12 livros para 2018

Chegou a hora de fazer aquela tradicional lista de livros para o ano que vai chegar, e eu confesso que amo esse momento! Portanto, sem mais delongas, essas são minhas leituras obrigatórias para 2018.
.
1. Todos os Romances e Contos Consagrados de Machado de Assis, vol. 2 ✔
.
Nesse segundo volume do box publicado pela Nova Fronteira estão reunidos os três primeiros romances que introduziram o realismo no Brasil. São eles: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891) e Dom Casmurro (1899).
.
2. O Conto da Aia
.
A história de Margaret Atwood foi escrita em 1985, mas voltou a ganhar destaque nesse ano de 2017, com o lançamento da série baseada na obra. A trama é ambientada numa sociedade totalitária onde as mulheres são subjugadas, tornando-se propriedade do governo.
.
3. A Festa do Bode
.
Unindo realidade e ficção, esse livro escrito por Mario Vargas Llosa no ano de 2000, entrelaça três linhas narrativas que giram em torno da história do ditador conhecido como Bode, o qual controlou a República Dominicana durante 31 anos. Llosa foi o ganhador do Nobel de Literatura no ano de 2010.
.
4. A Ilha Misteriosa
.
Escrito por Jules Verne em 1874, esse livro narra as aventuras de um grupo de “náufragos do ar” que aterrissam numa ilha deserta e começam um processo de colonização do lugar. O clima de suspense fica por conta de uma presença misteriosa que influencia no cotidiano dos novos moradores da ilha.
.
5. A Rainha Vermelha
.
Esse é o segundo volume da série Guerra dos Primos, da autora Phillipa Gregory. Dessa vez, a narrativa é focada em Margaret Beaufort, herdeira da casa Lancaster e mãe de Henrique Tudor. Nessa série, a autora reconta a história da Inglaterra de uma forma bastante atrativa, incorporando um pouco de ficção à fatos reais.
.
6. O Cavaleiro dos Sete Reinos ✔
.
Escrita por George R. R. Martin, essa obra reúne três novelas ambientadas em Westeros, quando os Targaryen ainda governavam os Sete Reinos. O livro narra as aventuras de Duncan e Egg, proporcionando aos fãs da saga, como eu, uma forma de amenizar a saudade e a ansiedade pelo próximo volume de As Crônicas de Gelo e Fogo.
.
7. Armance
.
Primeiro dos grandes romances de Stendhal, esse livro de 1827 gira em torno de um segredo na vida do protagonista, o qual a sinopse já deixa claro que nunca é revelado. Nessa obra, o francês aborda temas como o amor idealizado e a renúncia ao casamento.
.
8. O Pintassilgo
.
Publicado em 2013, o livro de Donna Tartt foi ganhador do Pulitzer de ficção em 2014. Na história, Theo perde a mãe e se agarra ao quadro O Pintassilgo, de 1654, como forma de manter vivas suas lembranças. A trama também envolve outros temas além da perda, como obsessão, sobrevivência e destino.
.
9. Contos Reunidos
.
Essa coletânea traz 28 contos escritos por Dostoiévski entre os anos de 1846 a 1880. Dentre eles, cinco foram traduzidos direto do russo pela primeira vez no Brasil, incluindo o inacabado Domovoi, encontrado em meio aos papéis do autor após sua morte.
.
10. O Capote e outras histórias
.
Essa obra reúne cinco histórias de Nikolai Gógol: O Capote, O Nariz, Diário de um louco, Noite de Natal e Viy. Gógol é considerado o maior escritor russo da primeira metade do século XIX, inclusive tendo influenciado grandes nomes da literatura, como Dostoiévski e Tolstói.
.
11. Os Buddenbrook ✔
.
Lançado em 1901, o primeiro romance de Thomas Mann acompanha quatro gerações de uma próspera família alemã. Mann buscou inspiração em sua própria vida para escrever esse livro e, graças à ele, foi consagrado vencedor do Nobel de Literatura em 1929.
.
12. A Morte em Veneza/Tonio Kröger
.
Mais uma obra de Mann, esse livro reúne duas novelas do autor. A Morte em Veneza conta a história de um escritor que vai à Veneza descansar e se apaixona por um jovem polonês. Já Tonio Kröger está centrada na relação entre artista e sociedade.

14 Comentários

  • Michelly Santos

    Oi Erika!
    Eu li Dom Casmurro há muito tempo atrás, ele e Memórias Póstumas, então quero ver se vou enxergar a história de forma diferente dessa vez. Já gostei da primeira, espero gostar ainda mais da releitura!
    Li O Capote e O Conto da Aia em janeiro e a gostei mt dos dois. Já tem resenha do Conto da Aia e de O Capote sai essa semana. 🙂
    Beijos!

  • Michelly Santos

    Oi Ozzy!
    Já estou terminando O Conto da Aia e até agora está excelente! Confesso que minha visão é um pouco diferente da maioria dos leitores que vi por aí, mas logo sai a resenha e eu falo direito o que achei.
    Mann parece ser um autor que exige mais do leitor mesmo, mas tem algumas obras dele que são mais curtas, talvez seja melhor vc começar por alguma delas. A Morte em Veneza, por exemplo, é bem curtinho, ainda mais se levarmos em consideração que são duas histórias e o livro é bem fino.
    Beijos!

  • Ozzy Bertinelli

    Ola,
    Da sua lista apenas O Conto da Aia está na minha lista de livros a ler esse ano, o bom e o hype envolta do livro por causa da série foi demais, e estou mega curioso para conhecer essa autora.
    Eu morro de vontade de ler algum livro do Thomas Mann, mas ainda não consegui tirar um tempo para as obras dele, que parecem ser livros para ler quando tiver mais tempo, para apreciar da forma certa.
    Que 2018 traga muitas leituras ótimas para nós.
    xoxo

  • Michelly Santos

    Oi Alexandre!
    Já vi tanto comentários positivos quanto negativos do livro da Atwood, e confesso que isso me deixa ainda mais curiosa. Assim que terminar a leitura vou correr pra assistir a série tb, com certeza!
    O Pintassilgo é outro que vejo opiniões bastante divididas, então quero ver o que vou achar. 🙂
    Beijos!

  • Michelly Santos

    Oi Caroline!
    Listei aqui só os livros do desafio de 12 livros pro ano mesmo, mas tem muito mais na minha meta de 2018! A diferença é que coloquei esses como obrigatórios, o resto eu posso ir mudando conforme o que der na telha. kkkkkk
    Tb estou ansiosa! Vem 2018!
    Beijos!

  • Alexandre Koenig de Freitas

    Oi Michelly
    O Conto da Aia é uma estória incrível, mas sem querer te desanimar, achei a narrativa meio cansativa. Ahh, e vale a pena assistir a série também. Achei que livro e série se complementam muito bem.
    O Pintassilgo foi um livro que li por causa do hype, durante a leitura achei meio enrolada, mas quando terminei percebi o quanto a estória tinha me marcado.
    Abraço,
    Alê
    http://www.alemdacontracapa.blogspot.com

  • Michelly Santos

    Oi Eliza!
    Foi um ótimo Natal sim, consegui passar com minha família em Minas, então não poderia ter sido melhor! Espero que o seu tenha sido tão bom quanto o meu! 🙂
    Estou ansiosa pra ler O Conto da Aia, ainda mais depois de todo o hype. Tb amo essas metas e estou animada pra compartilharmos nossas novas aventuras literárias!
    Beijos!

  • Eliza Alvernaz

    Oi, Mi!!! Espero que tenha tido um ótimo Natal!
    "O conto da Aia" também estará na minha lista dos 12 para 2018, foi o único que coincidiu, mas adorei sua lista e não li nenhum dos outros, então já deixei anotadas algumas sugestões.
    AMO essas metas! Vamos que vamos para mais um ano com boas leituras e desafios. Vai ser uma delícia dividir tudo com você e acompanhar suas conquistas literárias.

    Beijinhos

    http://www.aquelaepifania.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.