Guias de leitura

Um guia de Margaret Atwood

Popularizada em 2017 graças à adaptação de sua obra O Conto da Aia para uma série da rede de streaming Hulu, Margaret Atwood tem uma longa e consolidada carreira na literatura. Atualmente com 80 anos, nascida em Ottawa, a autora tem um currículo recheado por romances, contos, poesia, não ficção e até histórias infantis.

Apesar de ter começado a escrever aos 6 anos de idade, Atwood só passou a frequentar a escola em tempo integral na oitava série, graças ao ritmo de vida imposto pela profissão de seu pai, um pesquisador de insetos. Mas foi aos 16 anos que a canadense decidiu, de fato, que queria ser escritora, época em que publicou seus primeiros poemas. Ela, inclusive, chegou a ganhar uma medalha pelo seu livro de poemas, Double Persephone.

Se você já leu alguma história da autora, deve ter percebido que ela costuma promover uma defesa veemente das mulheres, mas isso não é o suficiente para que ela se considere uma autora feminista. Em entrevistas, Margaret já afirmou que apenas escritores que trabalham o movimento feminista de forma objetiva em suas obras é que podem ser considerados como tal, sendo que ela diz habitar o meio termo. Segundo a própria, mulheres não devem ser vistas como inferiores aos homens, mas também não devem ser tratadas com preconceito ao optarem por uma vida dedicada aos filhos e marido.

Entre os prêmios conquistados por ela estão o Prêmio Arthur C. Clarke, o Prêmio Príncipe das Astúrias, o Governor General’s Award e o cultuado Booker Prize. Ela também faz parte de um projeto chamado Future Library, no qual 100 autores escreverão obras a serem lançadas apenas em 2114. Atwood foi a primeira escolhida para esse projeto.

A seguir, deixo vocês com a lista de romances da autora, organizados pela ordem cronológica de publicação. Para mais informações visite o site Margaret Atwood.

1969 – A Mulher Comestível
1972 – O Laço Sagrado
1976 – Madame Oráculo
1979 – A Vida Antes do Homem
1981 – Lesão Corporal
1985 – O Conto da Aia
1988 – Olho de Gato
1993 – A Noiva Ladra
1996 – Vulgo Grace
2000 – O Assassino Cego
2003 – Oryx e Crake*
2005 – A Odisseia de Penélope
2009 – O Ano do Dilúvio*
2013 – MaddAddão*
2015 – The Heart Goes Last
2016 – Hag-Seed
2019 – Os Testamentos**

* Esses três livros compõem uma trilogia distópica.
** Sequência de O Conto da Aia

PS: os títulos em inglês nunca foram publicados no Brasil. Os demais já foram, mas alguns podem estar fora de estoque.

 

     

2 Comentários

  • Ozzy

    Da autora o único livro que li até o momento foi ‘Lesão Corporal’, que apesar de não ser um dos grandes livros que já li, tem uma das personagens femininas mais bem construídas que já vi em um livro.
    Pretendo encaixar ‘Oryx e Crake’ ou ‘O Conto da Aia’ nas minhas leituras desse ano ainda.

    • Michelly Santos

      Ela é ótima na construção dos personagens, né?! Já li O Conto da Aia e Vulgo Grace e amei ambos. Agora também pretendo encaixar Oryx e Crake nas futuras leituras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.