Projetos e desafios

Projeto 1001 Livros – 1º update

A coleção 1001 traz listas dedicadas a diversos assuntos e, felizmente, os livros não ficaram de fora! Assim, o 1001 Livros para Ler Antes de Morrer, editado por Peter Boxall, traz uma seleção bastante rica de grandes clássicos da literatura mundial, passeando por todos os continentes.

Indo desde As Mil e Uma Noites, passando por obras de Dickens, Rousseau, Virginia Woolf, até chegar em brasileiros como Machado de Assis, Rachel de Queiroz e Lima Barreto, a lista é organizada pelas datas de lançamento dos títulos citados: antes de 1800, anos 1800, anos 1900 e anos 2000.

Baseado nessa obra, surgiu um desafio literário chamado Desafio 1001 Livros, o qual muitos leitores embarcaram – mesmo sabendo que é um desafio muito difícil de ser concluído, tanto pela quantidade de livros indicados, quanto pela dificuldade em encontrarmos alguns deles.

Eu, particularmente, utilizo essa lista como uma fonte de ideias para novas leituras, sem nenhuma intenção de ler todos os 1001 livros citados, mas apenas aqueles que despertarem meu interesse ao longo da vida.

A partir de hoje inicio aqui uma série onde indicarei, por post, 5 títulos dentre os que já li e constam no 1001 Livros para Ler Antes de Morrer. Espero que você goste dessa série de posts (que não tem data pra acabar) e que me conte sua opinião sobre minhas indicações!

1. O Senhor dos Anéis – J. R. R. Tolkien

Considerado por muitos o pai da fantasia moderna, J. R. R. Tolkien marcou definitivamente seu nome na literatura com sua obra-prima O Senhor dos Anéis, a saga de um grupo composto por diversas raças que precisa enfrentar o grande inimigo Sauron e salvar o mundo. Para isso, um pequeno hobbit do Condado precisa viajar até Mordor para destruir o Um Anel, um objeto que, caso caia nas mãos do grande vilão, significará o fim da Terra Média como eles a conhecem.

A narrativa de Tolkien é um exemplo perfeito de uma jornada do herói bem construída, assim como são bem construídos seus personagens e bem desenvolvido seu enredo. O texto de O Senhor dos Anéis é belíssimo, famoso por suas descrições que nos inserem completamente na trama e nos fazem sentir caminhando ao lado dos personagens.

A obra foi publicada originalmente em três volumes, e é assim que a encontramos mais comumente ainda hoje. Cada volume traz dois livros, portanto temos a seguinte divisão:

  • Vol. 1 – A Sociedade do Anel (Livros I e II)
  • Vol. 2 – As Duas Torres (Livros III e IV)
  • Vol. 3 – O Retorno do Rei (Livros V e VI)

Se você ainda não se aventurou nesse grande clássico da literatura fantástica, garanto que vale a pena seguir nessa jornada com Frodo, Sam e companhia.

2. Vulgo, Grace – Margaret Atwood

Margaret Atwood ficou muito conhecida graças ao sucesso de O Conto da Aia, livro que foi adaptado para uma série premiadíssima e que super indico. Mas hoje vamos falar sobre outra de suas obras, Vulgo Grace, a história de uma mulher acusada – e condenada – de ajudar no assassinato de seu patrão e da governanta da casa em que trabalhava.

Mas se ela é culpada ou se foi condenada injustamente, é o leitor quem irá decidir depois de ler sua história, narrada por ela mesma. Mas se é a própria contando sua história, será que ela está sendo sincera ou está mentindo?

Enfim, esse é um livro que talvez deixe o leitor com mais dúvidas do que respostas, mas a narrativa fluida e cativante de Atwood compensam a curiosidade que essa personagem enigmática irá despertar.

E depois que você fizer a leitura, não deixe de assistir a série adaptada da Netflix, Alias Grace, super bem produzida, com excelentes interpretações e, ainda, bastante fiel ao livro (pra quem gosta de fidelidade nas adaptações, taí um prato cheio).

3. Dom Quixote de La Mancha – Miguel de Cervantes

O segundo livro mais lido do mundo, só perdendo para a Bíblia, foi escrito em duas partes, a primeira em 1605 e a segunda em 1615.

A narrativa traz como personagem principal um leitor voraz que, de tanto ler romances de cavalaria, acaba acreditando ser um grande cavaleiro e parte numa jornada de muitas presepadas e aprendizado.

Cervantes inovou em diversos pontos com a história de Quixote, tanto que ele é considerado por grande parte dos especialistas em literatura como o primeiro romance moderno. Uma dessas inovações foi trazer a famosa dupla de opostos que se complementam, Dom Quixote e Sancho Pança, que foi repetida em muitas outras obras famosíssimas como Sherlock Holmes e Dr. Watson, Frodo e Sam do acima citado O Senhor dos Anéis, entre muitos outros.

Vale a pena rir e chorar com Quixote e Sancho, e não se assuste caso termine essa leitura completamente apaixonado pelo herói mais improvável que você vai conhecer.

4. O Apanhador no Campo de Centeio – J. D. Salinger

Muita gente acha o personagem principal dessa história um chato. Mas, pra mim, Holden passou a imagem de alguém completamente perdido em sua dor, e justamente por não saber o que fazer com ela, desconta sua raiva e frustração no mundo ao seu redor.

Nessa obra acompanhamos alguns dias na vida desse garoto, o qual acabou ser expulso – mais uma vez – da escola. Não querendo dar logo a notícia a seus pais, Holden vai perambular pelas ruas de Nova Iorque, nos contando um pedacinho da sua história.

Até o momento em que escrevo esse post, essa foi minha melhor leitura de 2020. Caso você decida se aventurar nessa leitura, peço só um pouquinho de paciência até chegar na parte em que o título da obra é explicado. É de partir o coração.

5. A Cor Púrpura – Alice Walker

Celie é uma garota negra vivendo no sul dos Estados Unidos na época em que a segregação era muito forte e os resquícios da escravidão muito vivos. Ela é maltratada e abusada de todas as formas que um ser humano não deveria ser e nó vamos conhecer sua história através de cartas que a própria escreve para Deus.

Só de ler essa descrição você, com certeza, já percebeu que esse é um livro duro e cruel. E é mesmo. Mas também é um livro que traz uma esperança de que coisas boas acontecem a quem abre seu coração a Deus ou a algum bem que você acredite.

Mas como isso pode acontecer dentro de uma narrativa marcada pela maldade? Só lendo pra saber.

Assista a esse conteúdo em vídeo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.