Projetos e desafios

Maratona Literária de Inverno 2019

No dia 13 de julho começa a tradicional maratona de inverno promovida pelo canal Geek Freak, que esse ano recebeu o título de MLI e os Segredos do Universo. O diferencial dessa edição é que através dos desafios e dos livros escolhidos, os participantes irão criar sua própria galáxia, com sóis, luas, planetas e constelações.

Inicialmente, o Victor disponibilizou um mapa do universo em branco para que os participantes usem como base de seu sistema solar. Aos poucos ele foi liberando outras imagens com as quais preenchemos esse mapa, tudo baseado nos livros que escolhemos,  nos desafios que vamos participar, no número de páginas e no formato dos livros, ou seja, físicos ou digitais.

Minhas escolhas ficaram assim…

Sóis

Foram 4 opções de sóis, cada um representando algumas categorias de livros. Participarei de 3 desafios, que são:

  1. Sol incandescente (contemporâneo e romance): escolhi o contemporâneo Clube da Luta, publicado por Chuck Palahniuk em 1996.
  2. Sol congelante (fantasia, sci-fi e distopia): para esse sol optei pelo sci-fi de Sir Arthur Conan Doyle, O Mundo Perdido, de 1912.
  3. Sol iridescente (não-ficção, poesia e contos): minha escolha foi uma antologia de contos de Machados de Assis.

Planetas

Já os planetas representam os desafios propostos e somam 10, ao todo. Escolhi os 4 a seguir:

  1. Planeta sublime (um livro que você só escuta coisas boas sobre): encaixei nesse desafio a obra de Palahniuk, Clube da Luta, a qual recebe muitos elogios tanto com relação ao livro quanto à adaptação cinematográfica.
  2. Planeta ígneo (um livro que você tenha comprado ou ganhado há mais de um ano): liguei a esse desafio os contos de Machado, cujo box da Nova Fronteira está na minha coleção há bastante tempo, e embora eu já tenha lido todos os romances, restam os contos.
  3. Planeta recanto (um autor que você ama): se moldam a esse desafio tanto Machado, que é meu autor brasileiro preferido, quanto Conan Doyle, que me conquistou definitivamente depois que li todas as histórias de Sherlock Holmes. Palahniuk até poderia entrar, já que amei a escrita dele em Assombro. Mas como foi minha única experiência até agora com esse autor, acho que não posso afirmar com tanta certeza que amo.
  4. Planeta sem-par (um livro único): todos os títulos que escolhi são livros únicos.

Constelações

São 4 constelações que fazem referência ao número de páginas de cada obra escolhida para ser lida durante a maratona. As minhas serão:

  1. Constelação pétala (livros até 200 páginas): a antologia de contos de Machado tem 88 páginas.
  2. Constelação vespa (livros com até 300 páginas): O Clube da Luta tem 272 e O Mundo Perdido tem 296 páginas.

Luas

As duas luas representam o formato dos livros que você escolheu, físico (lua físia) ou digital (lua dígia). Todos os meus livros serão no formato físico.

Por fim, foram sugeridos dois desafios extras, que são leituras coletivas. Os elementos que os representam são uma chuva de meteoros e uma supernova, mas como não participarei dessas leituras, não incluí nenhum deles em meu mapa, cuja evolução e resultado final estão representados a seguir:

A maratona vai até dia 27 de julho e eu vou viajar no meio dela, mas acho que darei conta dos 3 livros que escolhi, sobretudo porque são curtos e já tenho familiaridade com a narrativa dos autores. Veremos!

E você, gosta de maratonas? Então bora criar seu universo também!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.