Diário MLV – o que li até agora
Olá pessoal! Hoje estou aqui pra fazer o diário da Maratona Literária de Verão, promovida pelo Geek Freak, que já está na metade. Se você ainda não viu o post de abertura da maratona, acesse ele por aqui.
Essa semana consegui finalizar apenas um livro da TBR, que foi Hora Zero, da Agatha Christie. Gostei bastante da obra, achei original mesmo trazendo o já conhecido formato da autora, a qual coloca vários personagens reunidos na cena do crime para que os suspeitos sejam eliminados um por um até chegarmos ao assassino. Contudo, dessa vez ela narra os acontecimentos de bem antes dos crimes, ou seja, a narrativa percorre todo o caminho até o momento do assassinato, que seria a tal hora zero. Achei muito interessante e fiquei feliz de começar bem 2020, já que esse foi o primeiro livro finalizado do ano.
Também iniciei outros dois livros, sendo o primeiro deles a obra de Margaret Atwood, Vulgo Grace. Já havia lido O Conto da Aia há alguns anos e gostei muito do estilo de texto da autora, o que se confirma aqui. Vulgo Grace gira em torno da protagonista, Grace, que foi condenada por ter colaborado no assassinato do patrão e da governanta da casa onde trabalhava. Porém, tudo nesse caso é bastante obscuro e Atwood faz questão de deixar o leitor confuso, não só sem saber direito o que aconteceu antes mas ela também não esclarece muito bem o que está acontecendo no presente da narrativa. Parece ruim, né?! Pois muito pelo contrário, é incrível! Ficamos ansiosos para entender o caso e saber o que, de fato, aconteceu no passado dessa mulher tão misteriosa. Como você pode perceber, até o momento estou gostando muito.
O segundo livro que iniciei para a maratona foi Memórias de uma Vida Pequena, da autora brasileira Laura Elizia Haubert. Laura me enviou seu livro no final do ano passado mas só agora consegui incluí-lo entre minhas leituras. Estou no início, mas já gosto bastante do tom da narrativa, onde acompanhamos uma mulher contando sua história. Até o momento estou na infância da personagem, vou passar pra adolescência no próximo capítulo, o que tem me lembrado um pouco O Peso do Pássaro Morto, que li em 2019 e amei. Espero amar esse também.
Além dessas obras, as quais estão na minha maratona, também estou às voltas com a leitura – incrível, por sinal – de Dom Quixote. Contudo, esse é para o clube literário que fundei esse ano, o Clube Mais Uma Página. Como preciso cumprir metas para criar o conteúdo do Clube, não posso pausar a leitura. Assim, estou dividindo minha atenção entre a TBR da MLV e a obra magnífica de Cervantes. De outra forma acredito que já teria até finalizado Vulgo Grace, mas enfim, estou gostando tanto de Quixote que nem reclamo caso não dê tempo de ler todos os que separei para essa maratona.
Voltando à TBR, ainda falta iniciar O Professor, da Charlotte Brontë, que é, curiosamente, o que mais quero ler.
Na semana que vem volto com o resultado da maratona e conto o que, afinal, consegui finalizar. Até lá e boa sorte pra mim!