.
Caçador em Fuga é mais uma trama eletrizante escrita por George R. R. Martin, dessa vez em parceria com Gardner Dozois e Daniel Abraham. Inicialmente, o enredo foi pensado por Dozois, o qual escreveu uma primeira versão do livro mas não continuou o projeto até que Martin o resgatou e o lapidou. Anos mais tarde, a dupla convidou Daniel para concluir a obra que foi publicada, finalmente, depois de quase 30 anos.
.
Ao tentar conquistar o universo, a humanidade descobriu que este já havia sido dominado, restando então a opção de seguir as regras de três raças alienígenas: os Enye de Prata, os Turu e os Cian. A narrativa em terceira pessoa foca em Ramón Espejo, um mexicano erradicado em um planeta-colônia chamado São Paulo e controlado pelos alienígenas.
.
Depois de se envolver em uma briga de bar que resultou no assassinato de um figurão, Ramón resolve passar um tempo fora da cidade até as coisas esfriarem. Mas ao fugir do problema ele se envolve com uma raça até então desconhecida, que o captura e usa como cão de caça numa perseguição surpreendente e cheia de reviravoltas.
.
George R. R. Martin começou sua carreira na ficção científica e não raro encontramos entrevistas do autor falando sobre sua paixão por esse gênero. Isso fica perceptível quando o leitor se depara com uma história pensada e realizada com tamanho cuidado. Obviamente, o crédito também cabe a Gardner Dozois e Daniel Abraham. O trio conseguiu criar e desenvolver um mundo complexo, com personagens extremamente interessantes e acontecimentos imprevisíveis.
.
As descrições não só dos alienígenas mas também das outras criaturas que habitam aquele planeta são feitas de maneira tão competente que chegam a ser palpáveis. O ritmo da narrativa é acelerado, com muitos acontecimentos ao mesmo tempo, assim como muitas descobertas. Não há um exagero de falas, o que possibilita que a narrativa se aprofunde um pouco mesmo mantendo a fluidez da leitura. Não há heróis e mocinhos, característica essa que com certeza se deve a Martin, mestre em criar tipos realistas.
.
Equivocadamente a sinopse classifica Ramón como um personagem politicamente incorreto, contudo não é isso o que encontramos durante o texto. O protagonista dessa história é uma pessoa absolutamente sem moral, egoísta e terrivelmente problemático, o que vai muito além do politicamente incorreto. É um homem controverso, que deixa o leitor confuso com relação ao que espera – e deseja – que aconteça com ele no final. Ele é humano, o que nos faz ficar ao seu lado; mas é um humano horrível, o que não nos permite ser condescendentes com ele.
Por outro lado temos Maneck, o alienígena responsável por acompanhar e estudar Ramón em sua perseguição. A dinâmica entre esses dois personagens mostra-se ainda mais brilhante quando ambos passam a representar um único ser – tanto de forma figurativa quanto de forma literal já que estão, de fato, ligados fisicamente -, sendo Maneck a razão e Ramón a emoção. E de acordo com o que um vai aprendendo com o outro, o leitor aprende com os dois.
A edição da LeYa faz parte da parceria da editora com o site Omelete. A obra é dividida em 4 partes separadas por páginas pretas e possui mapas, contudo não há nenhum conteúdo extra como prefácio ou comentários. A tradução ficou a cargo de Fábio M. Barreto.
Caçador em Fuga é uma ótima opção para uma leitura rápida que além de divertir irá instigar reflexões interessantes amparadas em um personagem controverso e que, com certeza, irá dividir opiniões.
Autores: George R. R. Martin, Gadner Dozois e Daniel Abraham
Editora: LeYa
Nota: 5/5