Resenhas

A Causa Secreta e outros contos de horror

.
A Causa Secreta  e outros contos de horror é editado pela Companhia das Letras através do selo Boa Companhia, responsável por pequenas antologias de autores consagrados de várias épocas e diferentes gêneros literários.
.
Os seis contos dessa edição foram escritos por velhos conhecidos dos leitores: Edgar Allan Poe, Machado de Assis, Bram Stoker, Guy de Maupassant, Robert Louis Stevenson e Arthur Conan Doyle. Muitos desses autores fizeram fama, inclusive, no gênero do horror, sendo responsáveis por grandes clássicos do gênero. O livro traz, ainda, uma curta apresentação com o título “O horror como experiência literária” e um resumo sobre os seis autores.
.
A primeira história dessa antologia é A Máscara da Morte Rubra, escrita por Edgar Allan Poe e traduzida por José Paulo Paes. Nela, o leitor é envolto na atmosfera opulenta de uma das abadias do príncipe Próspero, o qual convida amigos para viverem sob sua proteção enquanto ignora o sofrimento de seu povo, que está sendo dizimado pela “morte rubra”. O leitor percorre um caminho que vai se tornando mais sufocante de acordo com que se aproxima do impactante desfecho, o qual prova que a morte sempre encontra um caminho quando deseja punir os homens pelos seus pecados.
.
Em seguida o Brasil é muito bem representado com o conto de Machado de Assis, A Causa Secreta, o qual empresta seu nome ao título do livro. A narrativa do mestre nacional é a menos óbvia dessa coletânea, mais focada no lado psicológico dos personagens do que em aspectos sobrenaturais. Fortunato tempera a trama com sua personalidade cruel e distorcida, não deixando que esse conto se distancie muito do estilo dos outros e trazendo uma unidade à antologia.
.
O próximo é A Selvagem, escrito pelo criador de Drácula, Bram Stoker, e traduzido por Sonia Moreira. O leitor é conduzido em um tipo de perseguição “gato e rato”, onde o rato é um homem e o gato é humanizado ante sua busca por vingança. A construção desse texto é, sem dúvidas, a mais intrigante de toda a obra, além de carregar o peso de um autor que presenteou o mundo com um dos personagens mais icônicos de todos os tempos. Com certeza, esse é um conto com o potencial de ficar guardado na lembrança do leitor.
.
A Mão, de Guy de Maupassant, quarta narrativa da antologia, traz o típico terror sobrenatural que esperamos encontrar em obras do gênero. Abraçando o tema da natureza humana, o qual parece ter sido o norte para a escolha dos contos da edição, o autor explora o estranho para impulsionar sua história e fazer com que ela impressione o leitor. Particularmente, me lembrou bastante os contos de Grimm em suas versões mais sombrias. A tradução ficou a cargo de Amilcar Bettega.
.
A penúltima história é de autoria de Robert Louis Stevenson, tendo recebido o título de O rapa-carniça na tradução de Samuel Titan Jr. Assim como em sua obra mais famosa, O Médico e o Monstro, Stevenson demonstra também nesse conto, a duplicidade do caráter humano e um elogiável controle de tensão durante a narrativa. Além disso, a história consegue prender o leitor do início ao fim, nos instigando um tipo de curiosidade mórbida diante do desenrolar da ação. Curiosamente,esse conto me lembrou muito um outro de H.P Lovecraft, xxx, uma história excelente que aproveito para deixar como recomendação.
.
Por fim, o maior dentre os contos, O Cirurgião de Gaster Fell, escrito pelo pai de Sherlock Holmes, Sir Arthur Conan Doyle. Quem já conhece o estilo do autor, com certeza vai perceber inúmeras similaridades entre essa narrativa e as histórias do famoso detetive criado por Conan Doyle, mesmo elas estando inseridas em diferentes nichos literários. A ambientação perfeita para criar o clima de mistério, fatos estranhos e aparentemente sem explicação e a solução realista do conflito são apenas algumas das características que o leitor irá encontrar nessa história deliciosa, traduzida por Beth Vieira.
.
Com pouco mais de 140 páginas, A Causa Secreta e outros contos de horror é, além de uma boa fonte de entretenimento, uma excelente escolha para o leitor que deseja ter um primeiro contato com os grandes nomes da literatura que aqui se apresentam. São seis histórias inegavelmente bem escritas e que trazem o melhor que o gênero do horror pode oferecer.
Vários autores
Editora: Boa Companhia
Nota: 4/5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.