6 livros para gostar de fantasia
Não é todo mundo que gosta de literatura fantástica, tem gente que até torce o nariz pra esse gênero por achar que é uma literatura de menor qualidade. Ideia essa equivocada, visto que muitos livros de fantasia trazem mensagens importantes, nos fazendo refletir sobre valores como amizade, coragem, determinação e honestidade, por exemplo. A literatura fantástica nos permite, ainda, escapar um pouco da realidade, nos fazendo submergir em mundos estranhos com criaturas peculiares, onde a magia não só existe como muitas vezes é a principal arma.
As Crônicas de Gelo e Fogo, O Senhor dos Anéis, Harry Potter e As Crônicas de Nárnia são exemplos de fantasias muito citadas que já são consideradas como clássicos por vários leitores. Sendo assim, selecionei algumas outras obras cheias de emoção e reviravoltas como sugestões de leitura para quem quer começar a se aventurar nesses mundos fantásticos. E se você já gosta do gênero, com certeza também vai amar esses livros.
2. As Mentiras de Locke Lamora
O primeiro livro da série Nobres Vigaristas é ambientado numa cidade inspirada na Veneza do início da Idade Moderna, repleta de gangues especializadas em todo tipo de crime. A obra de Scott Lynch se divide entre dois tempos narrativos: o passado, onde conhecemos o começo da trajetória do personagem-título; e o presente, quando ele já é adulto e está prestes a aplicar o maior golpe de sua vida. Conspirações e conflitos são o mínimo que você pode esperar de uma narrativa onde o próprio herói é um pouco vilão.
3. A Queda dos Reinos
O livro que dá início à sua série homônima, traz uma história focada em quatro personagens: Cleo, filha mais nova do rei de Auranos; Jonas, um morador de Paelsia em busca de vingança; Lucia, uma princesa que ainda não tem noção do alcance de seus poderes; e Magnus, o príncipe herdeiro que enfrenta uma constante batalha entre o bem e o mal dentro de si. Os capítulos são divididos por reinos, o que nos permite acompanhar a trama a partir de vários pontos de vista. A narrativa de Morgan Rhodes é de fácil compreensão, além de ter todos os elementos característicos do gênero fantástico, como guerras, traições e amores proibidos.
4. A Maldição da Pedra
Primeiro volume da série Reckless, escrita por Cornelia Funke, narra a corrida contra o tempo de Jacob Reckless para salvar seu irmão de uma maldição que está prestes a transformá-lo numa criatura de pedra. Apesar de também ser ambientada no mundo real, a maior parte da história se passa no Mundo do Espelho, um lugar mágico, onde contos de fadas são reais e sombrios. Uma coisa legal é que o texto traz lugares dos contos de fadas que são velhos conhecidos nossos, como a casa da bruxa de João e Maria e o castelo da Bela Adormecida. Esse é o livro ideal para quem não gosta de longas descrições e muitas explicações, já que a autora tem um estilo adulto e bastante objetivo.
5. O Nome do Vento
Escrito por Patrick Rothfuss, o primeiro volume da trilogia A Crônica do Matador do Rei, nos apresenta a fantástica história de Kvothe, contada por ele mesmo. Entretanto, ao ser convencido por um cronista a narrar suas aventuras, ele avisa que precisará de 3 dias para isso (cada dia de história compõe um livro). A trama se dá em dois níveis, passado e presente, é recheada de personagens e cenários incríveis, o enredo é instigante e muito bem escrito. O texto passeia por momentos que vão do mistério ao humor, nos despertando vários sentimentos contraditórios. Vale salientar que o terceiro livro ainda não foi lançado, mesmo assim recomendo porque tanto Kvothe quanto sua história são apaixonantes, inclusive esse é meu livro preferido da lista.
6. O Circo da Noite
Representando a categoria dos livros únicos, O Circo da Noite, de autoria de Erin Morgenstern, é uma leitura leve que apresenta a magia de uma forma diferente da habitual, ambientada num dos lugares mais lúdicos que existem: o circo. O enredo foca numa batalha mortal entre dois grandes mágicos, os quais acabam vivendo uma singela história de amor. Contudo, isso é só um detalhe, a trama não gira em torno do romance, sendo este apenas um pano de fundo. Unindo qualidade e entretenimento, essa é uma ótima história para aqueles momentos em que você só quer pegar um livro, distrair e relaxar.
6 Comentários
Michelly Santos
Oi!
Já que vc gosta de fantasia, vai adorar esses que indiquei! 😉
HP e Senhor dos Anéis são dois dos amores da minha vida! hehe…
Tb já li Percy mas ainda não li nenhum de Eragon… Preciso resolver isso.
Beijos!
Lovely Place
Amo esse gênero literário, mas não conhecia nenhum desses livros.
Já Harry Potter, Percy Jackson, Senhor dos Anéis, Eragon… amo!
Beijos
https://lovelyplacee.blogspot.com.br/
Michelly Santos
Oi Carol!
HP é o amorzinho da minha vida literária! hehe
O Rudi, do comentário aqui acima, tb não é super fã de fantasia mas amou O Nome do Vento (como ele mesmo disse no comentário). Então acho que o negócio é mais se identificar ou não com a história e com a escrita do autor, ou seja, vale a pena dar uma chance pra gêneros que talvez vc não tenha se identificado ainda. 🙂
Se vc resolver ler algum desses da lista, depois me conta o que achou, tá?!
Beijos!
Carol Cristina
Oi Michelly!
Eu não leio tantas fantasias, é verdade, mas de vez em quando dou uma chance pra uma ou outra. Adorei ler HP por exemplo, antes tarde do que nunca, rs
Alguns dos livros q vc citou eu já vi por aí, mas nenhum está na minha lista, vou procurar mais sobre eles 😉
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Michelly Santos
Oi Rudi!
O senhor faça o favor de parar de ensaiar e comece logo a ler essa que será a melhor leitura de sua vida! kkkkkkk
Os livros do Sanderson, de uma forma geral, são muito bons. Essa nova série dele que está sendo publicada agora no Brasil, Os Executores, é mais fraquinha, mas dá pra divertir tb. Já Elantris e a saga Mistborn são realmente muito boas!
Outros dessa lista que pode ser que você goste são As Mentiras de Locke Lamora e A Queda dos Reinos, mas leia sabendo que esse último é jovem adulto, tá. 🙂
Beijos!
Rudi
Oi Milly,
Sabe minha relação com fantasia, mas descobri que minha birra é com baixa fantasia, afinal amei O Nome do Vento e estou ensaiando começas As Crônicas de Gelo e Fogo, além de ser Narniano de coração. Curti sua lista e fiquei interessado em alguns, Mistborn é algo que estou querendo ler também, até porque sai a segunda era esse mês e eu nem comecei a primeira :/
Grande abraço pra ti ^^