5 livros ambientados no circo
Uma estrutura coberta por uma lona. Dentro dela tem arquibancadas e um picadeiro. Por esse picadeiro passam acrobatas, equilibristas, mágicos, palhaços e muitos outros artistas. Alguns espetáculos são mais elaborados, outros são mais humildes, mas a magia sempre está presente!
No dia 27 de março comemoramos o dia do circo. Sim, existe um dia do circo e é pena que ele não seja tão divulgado pois essa é uma das formas de entretenimento mais populares e mais democráticas que existem.
Mas o circo nem sempre foi como o conhecemos e algumas transformações ainda estão acontecendo – para o bem. Eles surgiram no século III a.C. e apresentavam corridas, ginástica e as famosas lutas entre gladiadores ou entre gladiadores e animais.
Os animais, inclusive, sempre foram uma mácula na história do circo por serem vítimas de maus-tratos a fim de serem domados. Por isso, mais de 40 países já proibiram o uso de animais em circos, mas infelizmente o Brasil não está entre eles. Por aqui a proibição existe em 12 estados e no Distrito Federal, mas ainda não há uma lei que valha para todo o território nacional. Há, sim, um Projeto de Lei em tramitação no Congresso Nacional desde 2006 (PL 7291/2006) que ainda não foi votado.
O curioso é que existe lei nesse país até para definir a quantidade de cigarros que deve haver num maço, mas uma lei que proteja claramente os animais de circo não é tão importante… De qualquer forma, a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/1998) versa sobre maus-tratos e pode ser usada para resgatar animais em risco.
Mas é claro que existem circos que já perceberam a maldade que cometiam e se reformularam, apresentando hoje apenas desafios humanos e números de humor. Apesar de essa cultura ser pouco difundida hoje em dia, ainda existem aqueles que são entusiastas do circo e valorizam os artistas populares. E como eu me incluo nesse grupo, vim indicar alguns livros para que você entre no clima desse dia especial.
Respeitável público, o Mais Uma Página orgulhosamente apresenta, 5 circos da literatura que você precisa conhecer!
1. O Espetáculo Carnívoro, Lemony Snicket
Já peço desculpas pois a primeira indicação é o 9º livro de uma série, mas coloquei aqui como um empurrão a mais para que você mergulhe nessa aventura incrível e que não deixa o circo de fora. Estou falando de Desventuras em Série, mais precisamente de O Espetáculo Carnívoro, onde os irmãos Baudelaire vão para num circo muito estranho, onde as atrações são, no mínimo, exóticas. A série é toda muito divertida e traz mensagens diferentes para adultos e crianças, o que possibilita que a leitura seja agradável para qualquer pessoa.
Saiba mais sobre Desventuras em Série.
2. O Circo Mecânico Tresaulti, Genevieve Valentine
Essa é uma obra steampunk, ou seja, um gênero derivado da ficção científica que transcorre num tipo de passado tecnológico onde as inovações vinham de engrenagens e vapor. Além disso, por si só, já ser interessantíssimo, esse livro ainda é ambientado num circo. Um circo onde os integrantes possuem partes mecânicas para substituir as partes do corpo que perderam na guerra. Circo, guerra… Mas no final das contas essa também é uma história extremamente sensível e tocante, que se mostra mais profunda do que você pode esperar.
3. O Circo da Noite, Erin Morgenstern
Uma história de amor poética mas nada afetada onde o circo é praticamente o personagem principal. É isso que você vai encontrar na obra de Morgenstern que eu li em 2011, quando foi lançada no Brasil, mas se passa no final do século XIX. Esse é, sem dúvida nenhuma, meu circo preferido entre os reais e ficcionais! É uma história de fantasia, portanto é um circo mágico, mas o maior encantamento fica por conta da narrativa leve e belíssima. Sim, trata-se de uma literatura para jovens adultos, mas não deixe seus preconceitos te impedirem de conhecer Le Cirque des Rêves. Ali tem qualidade, sim senhor!
4. Água para Elefantes, Sara Gruen
Esse eu tenho certeza que você conhece, pelo menos de ouvir falar. A obra de Sara foi adaptada para o cinema em 2011, mas foi originalmente publicado em 2006. Sabe aquele problema com animais que falei ali na introdução? Pois ele é considerado nessa trama que, aliás, é o único circo realista dessa lista. A narrativa começa pelo fim, quando somos apresentados a um personagem que contará suas memórias intercalando com momentos do presente. Além da causa animal, esse livro também discute sobre relações abusivas apesar de, em sua gênese, ser uma história de amor.
5. Geek Love, Katherine Dunn
Começamos essa lista com um freak show e terminaremos da mesma forma. Publicado em 1989, Geek Love acompanha a trajetória de uma família de aberrações criada propositalmente pelos pais. Sim, o casal decidiu tomar diversas drogas para que seus filhos nascessem com alguma anomalia que poderia ser usada no circo dos Binewski. Mas não pense que só por aí dá pra ter uma noção do que esperar desse romance, porque as bizarrices são inúmeras e com certeza irão chocar os leitores mais sensíveis – e quem sabe os menos sensíveis também.
Em breve terá resenha aqui no site, portanto aguardem cenas dos próximos capítulo. Mas já fica a indicação, tanto de Geek Love como de todos os outros livros citados. E se você já leu algum, me conta o que achou!