Listas

10 livros para incentivar crianças e adolescentes a ler

Todos nós sabemos que o Brasil, infelizmente, não é um país de leitores, o que não significa que não poderemos ser um dia. Mas para isso, precisamos incentivar esse hábito incessantemente e nada melhor do que começar com os mais jovens.

Muitas crianças e muitos jovens têm uma visão equivocada da leitura, acreditam que é algo chato, um tipo de obrigação escolar e talvez essa impressão venha da própria falta de estímulo da escola. Ou pelo menos, a falta do estímulo correto.

Já conversei aqui sobre a importância dos clássicos (e o quanto eles são legais) mas é certo que a linguagem mais rebuscada e as tramas mais complexas podem, sim, espantar leitores menos experimentados. Então porque não incentivar a leitura de livros mais leves e que, com certeza, vão captar o interesse desse público mais jovem?!

Se você tem um filho ou simplesmente quer incentivar crianças e jovens a ler mais, mas não sabe quais obras indicar, trago abaixo dez livros que são ótimas opções de livros capazes de cativar esse público e, quem sabe, trazê-los definitivamente para o universo da literatura. De qualquer forma, não custa tentar!

1. Alice no País das Maravilhas

Você provavelmente já conhece a história de Lewis Carrol, graças ao desenho da Disney, mais saiba que o livro também é maravilhoso. A história gira em torno de uma menina que, depois de seguir um coelho branco, vai parar num mundo lúdico e completamente diferente do nosso. O livro é indicado para crianças e uma ótima forma de encantá-las é sugerir a leitura e depois mostrar o filme da Disney como um complemento.

2. Mau Começo

Esse é o primeiro volume de Desventuras em Série, escrito e narrado por Lemony Snicket. Nessa aventura nonsense o leitor vai acompanhar a trágica história dos três órfãos Baudelaire. Cada um tem uma habilidade especial que será utilizada ao longo dos 13 volumes da saga, a qual ainda conta com um vilão engraçado e irritante na mesma medida, capaz de qualquer loucura para atingir seu objetivo. O diferencial dessa obra é que ela enseja reflexões diferentes dependendo da faixa etária do leitor, sendo indicada para crianças e adultos.

3. Policarpo, o Inseto Desclassificado

Escrito por Ana Cecília Carvalho e Robinson Damasceno dos Reis, esse é um livro infantil que traz como personagem principal um inseto que não sabe qual é sua origem e por isso empreende uma busca por respostas mundo afora. Durante a trama Policarpo vive uma série de aventuras com vários outros insetos, passa pelo campo e pela cidade, até chegar a um final inusitado.

4. O Mágico de Oz

Outro clássico da literatura mundial, a obra de L. Frank Baum já ganhou diversas adaptações e encantou milhares de espectadores pelo mundo. Mas, acredite, nada se compara à experiência da leitura. Depois de ser pega por um tornado, Dorothy e seu cãozinho vão parar num reino desconhecido, onde se juntam a três figuras peculiares: um espantalho sem cérebro, um homem de lata sem coração e um leão sem coragem.

5. A Pedra Filosofal

O primeiro volume da saga de Harry Potter, escrito por J. K. Rowling, é tudo o que seu filho precisa para não querer largar os livros nunca mais. A história do menino órfão que descobre ser um bruxo e passa a estudar numa escola de magia é tão encantadora que se tornou num dos livros de maior sucesso da história. E não é por menos. A série começa um pouco mais infantil mas vai amadurecendo junto de seus leitores, o que proporciona uma experiência rica e muito divertida.

6. O Tesouro da Encantadora

Outro primeiro volume de uma série aqui na lista, dessa vez chamada A Quase Honrosa Liga de Piratas, de Caroline Carlson. Sim, é um livro de piratas, o que por si só já é legal, mas é também uma aventura muito divertida onde a personagem principal parte numa busca por objetos mágicos há muito tempo desaparecidos. A partir daí, ela precisará desvendar um mapa sem X e um vilão pérfido e cheio de surpresas. É um livro mais longo, portanto indicado para jovens leitores um pouco maiores.

7. O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks

O livro de E. Lockhart não é uma leitura tão infantil, mas é uma excelente opção para adolescentes que querem adentrar no universo literário com o pé direito. A narrativa fluida acompanha a protagonista Frankie, uma garota que estuda num colégio tradicional e se envolve com um rapaz que é membro de uma sociedade secreta. Mas como essa sociedade não aceita mulheres, Frankie vai tentar convencê-los do contrário ao mesmo tempo em que vive as incertezas do primeiro amor.

Para quem assistiu Gilmore Girls, a Leal Ordem dos Bassês me lembrou a Brigada de Vida ou Morte, que Logan participa.

8. Contos de Assombração

O gênero do terror normalmente não é indicado para crianças, mas existem aquelas que não se importam com um sustinho de vez em quando. Eu era uma dessas crianças e essa antologia que reúne contos de autores da América Latina é meu livro preferido da infância. As histórias trazem influências da cultura do país de origem da cada autor e une lendas e folclore de uma forma que é, sim, assustadora, mas muito legal. Uma dica: eu adorava fazer cabaninha de lençol, apagar a luz e ler esse livro com uma lanterna acessa. Dava todo um clima especial. Quem sabe isso instigue seu filho e mostre o quão divertido o universo literário pode ser!

9. A Pirâmide Vermelha

Rick Riordan é mais conhecido por sua saga Percy Jackson mas, pra mim, sua melhor aventura é As Crônicas dos Kane. Indicada para um público jovem adulto, a história acompanha dois irmãos criados separados e que, depois do desaparecimento do pai, descobrem que os deuses do Egito estão despertando. Assim como em Percy Jackson, o autor explora muito bem a mitologia, só que aqui é a egípcia. Dá sim pra aprender um pouco sobre cada deus, lógico que de uma maneira mais superficial, mas que pode ser um primeiro impulso para que o leitor se interesse pelo assunto e procure saber mais.

10. O Cavaleiro Fantasma

Por fim, indico uma história de Cornelia Funke, também famosa por outra saga chamada Mundo de Tinta. Em O Cavaleiro Fantasma temos um clima inspirado no gótico, onde o protagonista, Jon, é um garoto que vai estudar num colégio interno e passa a ser perseguido por fantasmas. Para se safar, ele conta com a ajuda de sua amiga Ella e de sor William Longspee, um cavaleiro que também é um fantasma e como toda boa criatura assombrada, esconde um mistério.

 

    

   

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.